Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas
Postes de Iluminação para carregar Carros Elétricos: A solução a chegar

RECORDE DE VENDAS DA KIA NA EUROPA

By on 26 Janeiro, 2017

A KIA venceu em 2016, 435.316 carros na Europa, o que significa uma subida homóloga de 13,1%. Desde 2008 que a marca coreana cresce, e agora o objetivo são 460.000 automóveis este ano. Já as vendas em Portugal cresceram 37,3% em 2016.

A Kia Motors Europe registou o seu melhor ano de sempre em 2016, de acordo com os dados tornados públicos pela ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis). A marca registou um total de 436 316 unidades vendidas, o que representa uma subida homóloga de 13,1%. Com este resultado, a Kia mantém a tendência de subida constante que se verifica todos os anos desde 2008

A Kia conquistou, em 2016, uma quota de mercado de 2,9% na Europa, que compara com os 2,8% do ano anterior. O ano ficou fortemente marcado pela expansão da gama europeia da marca: a nova geração do Sportage, o crossover híbrido Niro e as novas versões do Optima atraíram um número crescente de clientes para a Kia, o que reforçou a já sustentada trajetória de crescimento dos últimos anos. Michael Cole, COO da Kia Motors Europe, comentou: “A Kia alcançou uma quota recorde na Europa durante os últimos 12 meses, graças a vendas robustas da gama existente e ainda fruto da chegada de novos modelos e versões.” O responsável da marca vai mais longe ao considerar que “o lançamento dos novos Rio e Picanto em 2017, bem como a estreia do novo sedan desportivo Kia Stinger, vão ajudar-nos a alcançar o nosso ambicioso objetivo de 460 000 carros durante este ano”. Por outro lado, diz ainda Michael Cole, “mantemo-nos no caminho para alcançar uma quota de mercado de 3% a médio prazo”.

31.7% de aumento de vendas no best-seller Sportage

No seguimento da introdução do novo Sportage no final do primeiro trimestre de 2016, este, que já era o modelo da Kia mais vendido na Europa, registou um ano recorde. Um total de 138 734 unidades foram vendidas durante o ano, incluindo 115 396 da nova geração, o que representa uma subida de 31,7% face às 105 317 de 2015.

Novo Niro e novas versões Optima impulsionam vendas

As versões Sportswagon, Plug-in Hybrid e GT do Kia Optima chegaram ao mercado a partir de meados de 2016, no que se traduziu no melhor ano de sempre no segmento D na Europa. As vendas do Optima totalizaram 9 628 unidades, uma subida de 288% face a 2015, com a Sportwagon e a Plug-in Hybrid a representarem um total de 3569 e de 736 unidades, respetivamente, desde que foram comercializadas, no final do terceiro trimestre. O Kia Niro, por seu lado, demonstrou também ser um sucesso perante os compradores europeus. Desde a sua introdução no mercado, na segunda metade do ano, este modelo respondeu por 9 519 unidades vendidas, graças à sua inédita combinação estre o design de crossover e as baixas emissões e economia de combustível da tecnologia híbrida.

Crescimento nos modelos produzidos na Europa

A operação da Kia na Europa demonstrou, em 2016, uma vitalidade que foi para além das vendas, estendendo-se à produção. Testemunho claro desta tendência é o facto de os modelos fabricados na fábrica da Eslováquia representarem já 55,7% das vendas europeias. A Kia Motors Slovakia produz três gamas na sua fábrica de Žilina: Sportage, Venga e a família cee’d (incluindo o cinco portas e a Sportswagon, bem como o três portas cee’d SCoupé). As vendas do Venga alcançaram as 26 096 unidades em 2016, com a gama cee’d a representar mais 77 787 unidades, um crescimento de 2.3% face a 2015.

Kia Motors Slovakia fabricou um número recorde de 612 900 motores e 339,500 carros de passageiros em 2016, representando crescimentos homólogos de 5% e 0.4%, respetivamente. A companhia vai investir mais 130 milhões de euros na fábrica de Žilina para receber a produção de novos modelos.

Vendas em Portugal crescem 37,3% em 2016

O crescimento em 2016 foi uma realidade também em Portugal, onde a Kia foi a marca do top 15 que mais cresceu, registando um aumento de vendas de 37,3% face ao ano anterior. Esta performance surge acompanhada de um marco histórico no nosso país, já que a quota de mercado ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 2%, situando-se agora em 2,34%, que compara com os 1,98% de 2015. A progressão da KIA em Portugal ganha especial relevo quando comparado com o mercado total de veículos de passageiros, cuja subida se situou nos 16,2%. No total do ano, a KIA comercializou 4843 unidades em Portugal, um volume que se aproxima dos 5000 automóveis (4965), se contabilizarmos também os comerciais ligeiros vendidos pela marca no nosso país em 2016.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)