Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu
Renault Espace poderá voltar a ser monovolume

Renault apresenta EZ-GO, um robô-veículo concebido para a mobilidade urbana partilhada

By on 8 Março, 2018

A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um robô-veículo, de mobilidade por medida, com um design emblemático que se harmoniza perfeitamente com o ambiente urbano. O objetivo é promover novas formas de deslocação nas cidades congestionadas.

Simultaneamente veículo e serviço, o Renault EZ-GO é o primeiro concept de robô-veículo elétrico, autónomo e partilhado, que permite aos utilizadores deslocarem-se desde um local identificado – uma estação – ou geolocalizado por uma aplicação. Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.

«Os serviços de mobilidade por medida e partilhada constituem uma oportunidade extraordinária para a Renault, sobretudo quando se trata das cidades. Muitas delas abrigam uma população envelhecida (ou, pelo contrário, muito jovem) que procura novas soluções de mobilidade», afirma Thierry Bolloré, Diretor Geral Adjunto do Grupo Renault. «Já começámos a desenvolver novos serviços de mobilidade e sabemos que o Grupo Renault está em ótima posição para investir neste mercado potencial com serviços de mobilidade elétricos, conectados e autónomos, vocacionados tanto para os particulares como para as empresas. O nosso novo concept oferece uma pré-visualização do que poderemos esperar no futuro.»

O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de concept-cars elaborados pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. Esta série será revelada ao longo de 2018. O EZ-GO surge na sequência do sucesso do lançamento do SYMBIOZ, o concept elétrico, conectado e dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4 destinado a particulares.

EZ-GO, um concept-car para uma mobilidade urbana partilhada

O EZ-GO é, ao mesmo tempo, um serviço e um robô-veículo partilhado, destinado a ser explorado tanto por empresas privadas como públicas. Representa uma alternativa aos veículos particulares e aos transportes públicos, como o metropolitano ou o autocarro. O EZ-GO foi concebido para transportar pessoas sozinhas ou em pequenos grupos.

Disponível a pedido, através de uma aplicação ou em estações fixas espalhadas pela cidade, este robô-veículo associa a flexibilidade e o conforto do veículo individual à eficácia e segurança dos transportes coletivos, que permitem aos passageiros não se preocupar com a estrada.

«Elegante e adaptado ao ambiente urbano, este veículo oferece uma visibilidade panorâmica de 360 graus, sem precedente na cidade, e ainda um espaço convivial e agradável, propício à descontração.» afirma Laurens van den Acker, Diretor do Design do Grupo Renault.

Graças a uma arquitetura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo alarga ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e permite que a luz do dia invada todo o habitáculo, graças ao teto panorâmico de vidro. A altura contida deste robô-veículo em nada interfere com a vista dos peões na cidade. Uma vez conectado à sua paragem, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada a bordo com toda a simplicidade tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.

O Renault EZ-GO está dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4, o que significa isto que é capaz de conservar a distância para o veículo da frente, manter-se ou mudar de faixa de rodagem e virar sozinho num cruzamento. Também pode, de forma autónoma ou através da sua ligação com o centro de controlo, colocar-se em modo de segurança em caso de incidentes excecionais nas proximidades. O Renault EZ-GO favorece ativamente a segurança dos passageiros, graças à velocidade máxima de 50 km/h. Além disso, a amplitude da sua porta frontal permite entrar e sair do veículo com toda a segurança e longe da zona de circulação, com iluminação do local onde a plataforma se irá estender no solo.

A inovadora tecnologia de quatro rodas diretrizes Renault 4CONTROL foi igualmente incorporada no veículo, para favorecer a agilidade e a segurança.

O concept EZ-GO materializa a visão do robô-veículo do futuro, mas o Grupo Renault não pretende ficar por aqui. A sua ambição é comercializar novas soluções de mobilidade partilhada e para isso, o Grupo continuará a desenvolver novos conceitos inovadores, graças às suas parcerias com empresas privadas e do setor público, explorando plenamente as capacidades da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em matéria de investigação e desenvolvimento.

Renault EZ-GO, uma visão da mobilidade urbana partilhada

Em 1898, quando se davam os primeiros passos no mundo automóvel, Louis Renault subiu a rue Lepic, uma das mais íngremes de Paris, com o primeiro automóvel dotado de uma caixa de velocidades de ligação direta.

Há 120 anos foi uma proeza técnica sem precedentes e foi este momento que colocou a Renault no centro da revolução dos transportes, com um espírito de liberdade, de paixão pela condução e pela competição automóvel.

Ao longo desta história, graças ao espírito de inovação inspirado por Louis Renault, as marcas do Grupo Renault souberam desenvolver veículos acessíveis para facilitar a vida dos seus clientes, acompanhando, até mesmo ultrapassando as tendências e mudanças do mundo automóvel.

Hoje, inicia-se uma nova era no mundo dos transportes, com evoluções ainda mais profundas, tanto para os utilizadores como para os construtores. A visão do Grupo Renault mantém-se: garantir uma mobilidade sustentável a todos, hoje e amanhã. Esta visão ainda é mais pertinente do que nunca perante as evoluções tecnológicas, as novas expetativas dos utilizadores, os desafios societais e as imposições regulamentares com que somos confrontados.

O futuro da mobilidade será elétrico, conectado e autónomo. Com opção de conduzir ou de se deixar conduzir. Com ou sem condutor a bordo. Com veículos que deixarão de ser produtos isolados para serem parte integrante do seu ambiente. Com serviços de mobilidade que se integrarão em cidades tornadas inteligentes graças às tecnologias conectadas, aos dados inteligentes e a outras inovações próprias para tornar a vida urbana mais agradável.

Em 2017, apresentámos a nossa visão do futuro da mobilidade pessoal com o SYMBIOZ Concept e o SYMBIOZ Demo car. Em 2018, apresentamos a nossa visão do futuro da mobilidade partilhada com o EZ-GO.

O papel do Renault EZ-GO

Simultaneamente um veículo e um serviço

O Renault EZ-GO (pronunciar “Easy Go”) é um “robô-veículo”, um veículo partilhado autónomo e sem condutor, com motorização elétrica. Circulando na cidade e nas áreas periféricas-urbanas, destina-se ao transporte de pessoas – até 6 passageiros ao mesmo tempo. É acompanhado de uma estação dedicada que se integra no mobiliário urbano.

O Renault EZ-GO é mais do que um concept-car. É simultaneamente um veículo e um serviço, uma peça do ecossistema das cidades inteligentes que está a ser construído entre as autoridades públicas, os municípios e o setor privado. A sua plataforma modular permite uma série de usos e de carroçarias. Trata-se do primeiro membro de uma família de concept-cars que será apresentada ao longo do ano de 2018.

O Renault EZ-GO fornece uma solução de mobilidade a pedido para todos. Funciona como um serviço de reserva imediata, através de uma aplicação ou a partir das estações implantadas na cidade, em função do que a operadora propõe.

Um papel duplo na cidade

O Renault EZ-GO representa a visão da Renault relativamente a um futuro serviço de mobilidade por medida e o seu compromisso para com uma mobilidade eficiente, sustentável e acessível a todos.

Além deste aspeto simbólico e graças aos seus aspetos funcionais, o Renault EZ-GO desempenha um papel duplo na cidade.

Antes de mais, facilita as deslocações para todos, enquanto meio de transporte único ou inserindo-se num esquema multitransportes. De porta a porta ou de/para uma estação. Libertando-se da condução, os utilizadores dedicam o seu tempo a bordo a atividades profissionais ou de entretenimento.

O Renault EZ-GO também tem um impacto positivo na cidade porque incentiva a mobilidade partilhada, silenciosa e não poluente, graças à sua motorização elétrica e aos sistemas de rede inteligente (smart grid) e de segunda vida das baterias que podem acompanhá-lo. A silhueta trapezoidal do Renault EZ-GO, a sua altura limitada e as suas grandes superfícies envidraçadas fazem dele uma janela aberta para a cidade, mais discreta do que um autocarro ou um mini-bus clássico. A rampa com um suave declive facilita o acesso aos carrinhos de bebé e às pessoas em cadeiras de rodas ou com muletas, por exemplo. O ecrã que fornece informações sobre a cidade é útil para todos, mesmo para quem não utiliza o serviço.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)