Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT

Renault confirma discussões com a VW para uma plataforma comum

By on 28 Fevereiro, 2024

O CEO da Renault, Luca de Meo, confirmou as conversações com a Volkswagen sobre uma parceria para um minicarro elétrico a bateria para a Europa, com o objetivo de oferecer veículos elétricos acessíveis para competir com os fabricantes chineses.

Segundo a Automotive News Europe (ANE), o novo Twingo elétrico, que potencialmente partilhará uma plataforma com a VW, deverá ser lançado até 2026, estando a Renault disposta a avançar com ou sem um parceiro. A Renault planeia reduzir os custos até 40% em comparação com os atuais veículos elétricos através de várias medidas, incluindo a utilização de baterias químicas menos dispendiosas.

A colaboração ajudaria a VW a introduzir sucessores para os seus minicarros elétricos e a alinhar-se com a estratégia de Meo, tirando partido da sua experiência em projetos de minicarros bem sucedidos.

Para a VW esta pode ser uma excelente solução, pois a marca ainda não apresentou uma solução para a mobilidade elétrica mais acessível, ao contrário da Renault, com o Renault 5(Ver AQUI) e da Stellantis, com o Citroën E-C3 (Ver AQUI). Segundo a ANE, o CEO da marca VW, Thomas Schaefer, afirmou estar aberto a parcerias que ajudem a reduzir o preço de retalho de um novo pequeno veículo elétrico para menos de 20 000 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)