Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia

Renault renova Clio R.S. 200 EDC, R.S. Trophy e GT Line

By on 5 Julho, 2016

A Renault acaba de renovar as versões mais desportivas do Clio com base no ‘facelift’ operado no modelo. Os novos Clio R.S. 200 EDC, Clio R.S. Trophy e Clio GT Line integram as todas as evoluções deste ‘restyling’, às quais adicionam o know-how da Renault Sport.

“O Novo Clio R.S. oferece toda a tecnologia da Renault Sport ao serviço do prazer de condução e estreia o eficaz e inovador sistema de iluminação RS VISION, que é um exclusivo da Renault Sport”, anuncia Patrice Ratti, Diretor-Geral da Renault Sport Cars.

O novo Clio R.S. está disponível com dois motores a gasolina de 200 e 220 cv (na versão Trophy) e ambos acoplados a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC de seis relações e patilhas no volante.

À escolha existem três tipos de chassis: um chassis Sport, com jantes de 17 ou 18 polegadas; o chassis Cup, com maior rigidez, com jantes de 18 polegadas que oferece um bom compromisso entre a condução em estrada e em circuito; e um chassis Trophy, com jantes de 18 polegadas, vocacionado para a pilotagem em circuito e rebaixado 20 mm na frente e 10 mm atrás.

Inspirado no concept Clio R.S. 16, o novo Clio R.S. Trophy pode ser equipado com um sistema de escape exclusivo desenvolvido com a Akrapovič. Este sistema de escape, único no segmento, confere ao motor uma sonoridade imediatamente reconhecível, com especial ênfase nas subidas de regime do motor.

A versão Trophy de 220 cv tem dos melhores desempenhos da categoria: 6,6s para passar dos 0 aos 100 km/h; 14,5s para percorrer 400m (partida parada) e uma velocidade máxima de 235 km/h.

O Clio R.S. continua a dispor de equipamentos inexistentes no segmento, como o Launch Control, o sistema R.S. Drive com três modos de condução (Normal, Sport ou Race), a aplicação R.S. Monitor e os reguladores de compressão da suspensão hidráulicos desenvolvidos pela Renault Sport, para ralis.

R.S. VISION: a iluminação adicional de LED multi-refletora em estreia mundial

A face dianteira do novo Clio R.S. é visualmente alargada por um para-choques específico, e é complementada por um sistema de iluminação de LED multi-refletores. Baptizado de R.S. Vision e com a forma de uma bandeira de xadrez, este sistema confere um visual único, tanto de dia como de noite, mas também prestações de iluminação de alto nível. Depois de apresentada no concept-car Clio R.S. 16, esta tecnologia exclusiva passa agora para a produção em série, agrupando as funções de faróis de nevoeiro, faróis de iluminação do interior das curvas, bem como médios e máximos, de forma a melhorar a visão noturna.

Na traseira, o Novo Clio R.S. dispõe de um aileron, de um difusor de ar e de uma dupla saída de escape. Os faróis traseiros possuem a assinatura luminosa em forma de C. A assinatura R.S. (Renault Sport) aparece, na dianteira, por baixo do logotipo, nas jantes e na traseira do automóvel.

GT Line, um estilo distintivo

Com as versões GT Line, o Novo Clio adota um visual desportivo, imediatamente reconhecível através de pormenores de design como as molduras dos faróis adicionais em Cinzento Dark Metal no pára-choques dianteiro, as saias laterais idênticas às do Clio R.S., as jantes com design exclusivo, a saída de escape com ponteira cromada e uma saia exclusiva na cor Dark Metal no pára-choques traseiro. O habitáculo do Clio GT Line, com harmonia em azul, dispõe do volante em couro perfurado do Clio R.S., com inscrição GT Line. Os bancos são, também, do Clio R.S., com um tecido específico, enquanto os pedais em alumínio reforçam a imagem desportiva desta versão.

Renault Clio GT Line

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)