Renault revela o nome do seu futuro SUV: Kardian

By on 28 Agosto, 2023

O novo Renault Kardian vai ser apresentado no dia 25 de outubro e vai ser comercializado, em primeiro lugar, na América Latina. É o novo SUV urbano da marca francesa, um nome que segundo a marca evoca “não só força e robustez, mas também agilidade e dinâmica”. Este novo modelo do segmento B representa o início da nova ofensiva de produtos da marca nos mercados fora da Europa. O novo Renault Kardian vai ser comercializado, inicialmente, na América Latina.

O Kardian vai ser apresentado, no Rio de Janeiro, a 25 de outubro, num evento em que a Renault vai apresentar a sua nova estratégia internacional.

Mas o que é que o nome significa e o que é que lhe vem à cabeça? Sylvia, responsável pela estratégia de nomeação de modelos no Departamento de Marketing Global da Renault, explica-o por sílabas e por letras, bem como as ideias e associações que estão na génese deste modelo que cruza fronteiras.

A relação de um cliente com um automóvel começa sempre com o nome – no que este lhe faz pensar e sentir. No segmento dos SUV e crossovers, os nomes dos automóveis tendem a evocar força e agilidade. Na Renault, vários modelos têm nomes que começam com um som firme do “K”: Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015) e Kiger (2021). O primeiro de uma futura gama internacional, o novíssimo Renault Kardian inscreve-se nesta linha de designações fortes e distintivas.

“O novo Renault Kardian é a mais recente designação da nossa gama de modelos e representa a Renaulution na cena internacional. Pronunciamo-lo à maneira francesa, porque a Renault é uma marca francesa – um pouco como o French Touch.”

Sylvia, Responsável de Estratégia de Nomeação de Modelos no Departamento de Marketing Global da Renault

Um nome alusivo à proteção e à intensidade

No entanto, as raízes do nome do novo Renault Kardian provêm da língua inglesa. À primeira vista, o nome evoca a palavra “guardian”, que simboliza proteção e força. As suas consoantes fortes – K, R e D – reforçam esta impressão. Mas o nome também evoca outra imagem forte. Sylvia explica: “o que é interessante no Renault Kardian é o facto de evocar a agilidade dinâmica. Faz-nos pensar na prática de desporto cardio, em impulso e adrenalina”.

Mas os sons mais suaves da palavra também trazem outras ideias à tona. Sylvia explica que “a forma como está estruturada em torno de dois ‘A’s, Kar-dian, alude à segurança do automóvel”.

Por último, até se ouve a palavra “car” na primeira sílaba de Kar – é difícil encontrar um melhor simbolismo!

Uma nova etapa da Renaulution

O novo Renault Kardian reforça a presença internacional da Renault, estando prevista para breve a sua estreia no mercado latino-americano, sucedendo ao Alaskan e ao Oroch, antes de ser comercializado noutros países do mundo. “Este automóvel ilustra a Renaulution da Renault a nível mundial, com um nome que evoca tecnologia, segurança, um enorme prazer de condução e agilidade”, afirma Sylvia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)