Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu

Renault vai fazer frente à Tesla com nova arquitetura de software

By on 25 Abril, 2023

A Renault vai tentar olhar, olhos nos olhos, para a Tesla e o novo projeto da marca francesa mostra uma “ofensiva” que pode fazer frente ao construtor americano.

Durante uma apresentação em Boulogne-Billancourt, a Renault revelou que a sua unidade Ampere EV utilizará um novo design de “veículo definido por software”, desenvolvido em conjunto com a Google e a Qualcomm. Esta nova arquitetura funcionará com apenas 20 processadores, em comparação com os 100 que a Renault utiliza atualmente. Além disso, a arquitetura permitirá atualizações de software over-the-air.

Esta aposta pretende poupar 1,5 mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, além de poder permitir uma poupança no preço final dos veículos elétricos. É sabido que o fornecimento de processadores continua limitado, uma situação que colocou em perspetiva a necessidade de repensar os sistemas informáticos e a arquitetura de software. A Ampere será a nova divisão do grupo Renault para os veículos elétricos, que tem entrada prevista na bolsa para o segundo semestre de 2023. O objetivo da Ampere passa por produzir cerca de um milhão de veículos elétricos para a Renault em 2031.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)