Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa
Economia Circular: Renault aposta no recondicionamento de peças para elétricos

Renault vai tomar decisão sobre a proposta de fusão com a FCA na próxima semana

By on 28 Maio, 2019

As informações que o AUTOMAIS divulgou na segunda feira de manhã foram totalmente confirmadas pelas partes e a Renault anunciou que irá decidir sobre a proposta da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na próxima semana.

Os membros do conselho de administração da Renault vão se encontrar, informalmente para sessões de trabalho tendo como missão discutir a proposta da FCA de uma fusão em termos iguais e decidir se aceitam essa fusão.

Assim sendo, fontes ligadas ao processo, dizem que na próxima semana será tomada uma decisão que permita assinar um acordo não vinculativo com a FCA e tratar da fusão completa, trabalhos que vão demorar alguns meses.

A proposta da FCA, recordamos, implica que ambas as empresas dividam 50/50 o capital da nova empresa, com administração independente, mas com a FCA e a Renault a nomear quatro administradores cada e a Nissan, caso deseje, um administrador.

Caso a Renault aceite a proposta da FCA, esta fusão criará o terceiro maior grupo mundial, podendo mesmo desafiar o grupo VW se juntar a Nissan e a Mitsubishi, com um potencial superior a 10 milhões de unidades/ano.

A casa francesa reagiu em comunicado na segunda feira, admitindo ter recebido a proposta, que a vai estudar de forma empenhada e que considera esta oferta amigável e altamente interessante.

Esta fusão permitira que o novo grupo tivesse marcas como a Jeep, Chrysler, RAM, Alfa Romeo, Fiat, Dacia, Lada e Renault, sem contar com a Nissan, a Infiniti e a Mitsubishi, caso avance a fusão da Renault com a Nissan dentro da Aliança que engloba, também, a Mitsubishi. Nasceria um gigante que vale mais de 33 mil milhões de euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)