Renault ZOE R90 – Ensaio

Renault Zoe R90 ZE40: 300 Km de autonomia garantida

By on 20 Dezembro, 2016

A Renault apresentou o seu novo Zoe, um modelo que surge agora no mercado com o dobro da autonomia, 400 Km. Essa é a autonomia homologada, mas na ‘vida real’, tal como a Renault admite, 300 Km são perfeitamente atingíveis, e foi isso mesmo que pudemos comprovar num longo teste ao carro. Os tempos de carregamento é que não são ótimos…

A maior parte das pessoas que ouvimos falar de elétricos, torcem de imediato o nariz, pois sentem-se ‘presas’ pela autonomia, e para que cada vez tenham menos razões para não olhar de soslaio, a Renault apresentou o novo Zoe, que com uma condução ‘normal’ permite perfeitamente atingir uma marca que ronda os 300 Km, o que continuando sem ser ótima para quem tenha de fazer viagens maiores, a verdade é que para o dia a dia de mais de 95 por cento das pessoas chega… e sobra muito! O valor do novo Renault Zoe R90 ZE40 Zoe começa nos 24.650 euros…

Pela primeira vez no mercado surge um automóvel com uma autonomia que até agora só a Tesla poderia oferecer… por muito mais dinheiro. Agora, por valores que começam nos 24.650 euros uma família já pode perfeitamente fazer uma mini viagem de Lisboa a Óbidos, tal qual nós fizemos, e regressar. Claro que com um percurso a rondar os cerca de 240 Km, tem que ser feita uma boa gestão do andamento, mas se não tivéssemos sido tão otimistas, nem sequer seria necessário olhar para a bateria.

No nosso caso, o percurso de ida foi feito com o mostrador da carga da bateria tapado, e com uma condução como se de um carro com motor de combustão se tratasse, bem rápida em alguns pontos, chegámos a Óbidos com 126 Km de bateria. Um pouco menos de metade dos 150 Km ‘ideais. Mas que daria perfeitamente para a vinda doseando um pouco o andamento. Só que preferimos regressar pela auto estrada, e carregámos o carro um pouco, e saímos de Óbidos com 262 Km de bateria, rumando ao aeroporto de Lisboa. Andou-se depressa na AE, e é aí que se nota bem o ‘drenar’ da bateria. Os elétricos ainda não são feitos para andar muito tempo em AE, mas mesmo assim foi possível chegar a Lisboa com 77 Km de bateria.

Portanto, como se percebe, foi possível. A nova bateria pode ser carregada com uma tomada caseira ou então os postos de carregamento rápido. Como pode ver pela tabela abaixo, os tempos dependem do tipo de carregador e podem ir desde 65 minutos a mais de 30 horas. Ter um Zoe, ou um elétrico qualquer também é muito afetado pela logística dos carregamentos, e essa é uma análise que tem que ser feita à priori, porque não pode fazer só as contas ao que poupa com o ‘consumo’ elétrico. Tem que perceber e antecipar toda a logística envolvida.

zoe

ZE Trip e ZE Pass

A aplicação Z.E. Trip permite ao condutor planear tranquilamente um novo trajeto no ZOE, graças à localização e identificação dos postos de carregamento públicos dos principais países da Europa. O Z.E. Trip localiza os postos de carregamento e fornece informações, em tempo real, sobre cada posto (disponibilidade, potência, tipo de tomada). O Z.E. Trip é uma aplicação do sistema multimédia Renault R-LINK do ZOE e permite selecionar um posto de carregamento e iniciar a navegação para se dirigir para esse local. De notar que, o utilizador pode também aceder a estas informações, a qualquer momento na Internet, para preparar o seu trajeto. O Z.E. Trip indica-lhe a disponibilidade dos postos de carregamento para evitar a espera.

Graças a esta aplicação, o condutor do ZOE pode ainda selecionar os postos por tipo de carregamento, mais ou menos potente, e, portanto, mais ou menos rápido. O Z.E. Trip estará disponível na Alemanha em dezembro de 2016 e nos próximos meses em França, Reino Unido, Bélgica, Áustria, Suíça, Holanda, Noruega e Suécia.

Pagamento do carregamento, independentemente do operador do posto ou do país, através do smartphone do condutor. A aplicação Z.E. Pass permite ao condutor carregar diretamente o seu ZOE na maioria dos postos de carregamento identificados ao longo do seu percurso na Europa. Diretamente no seu smartphone ou no tablet, o condutor do ZOE identifica os postos de carregamento acessíveis e compara o preço dos carregamentos nos postos situados nas proximidades. É possível aceder a um máximo de postos, sem multiplicar as assinaturas específicas a cada rede, graças ao pagamento “por carregamento”. O pagamento é efetuado na aplicação smartphone dedicada ou com o cartão de tecnologia RFID5 entregue na concessão. Desenvolvido em parceria com a Bosch, o Z.E. Pass está disponível na Alemanha desde setembro de 2016 e será implementado nos próximos meses em França, Reino Unido, Bélgica, Áustria, Suíça, Holanda, Noruega e Suécia.

A navegação porta-a-porta

As funcionalidades atuais da aplicação smartphone Z.E. serão enriquecidas com a navegação de porta a porta. Graças a esta navegação, o condutor do ZOE pode programar e seguir um itinerário completo tanto no smartphone, quando se desloca a pé, como no sistema de navegação do ZOE, quando está ao volante. O utilizador seleciona o destino na sua aplicação smartphone dedicada e, em seguida, envia-o para o Renault R-LINK. Desta forma, ao entrar no automóvel, beneficia de imediato de um itinerário automaticamente pré-programado. A aplicação permite-lhe também encontrar o lugar onde estacionou o ZOE. Depois do ZOE estacionado, o smartphone do condutor assume a orientação do sistema de navegação integrado e acompanha-o nos derradeiros metros que o separam do destino inicialmente indicado.

Por aqui já deverá ter ficado com uma boa ideia da importância da nova bateria que lhe ‘dá’ o tal limite psicológico de 300 km de autonomia. Mas tal como sempre deveria ter feito na aquisição de um carro de motor de combustão diesel ou gasolina, também aqui tem que pensar muito no seu tipo de vida ‘média’. Mas não só na quilometragem que anda, pois também é importante onde anda. Por exemplo, se tiver que fazer a A5 Cascais-Lisboa, várias vezes por dia, vai gastar a bateria bem mais depressa do que se fizer 300 km diários dentro de Lisboa.

Em resumo, do Zoe pode contar com espaço para quatro pessoas, o carro anda bem, está bem equipado, permite-lhe esquecer o problema se a bateria chega ou não, deve ter cuidado com os tipos de carregador a que pode aceder facilmente. Agora, gastar pouco mais de um euro para andar 100 Km é um argumento quase inultrapassável…

FICHA TÉCNICA

Motor: Tipo elétrico, síncronoPotência máxima (cv/rpm) 92/3000-5000; Binário máximo (Nm/rpm) 225/3000; Transmissão: Tração Dianteira; Caixa automática 1 relação; Suspensão Dianteira Pseudo McPherson e barra estabilizadora, Traseira Eixo de torção; Peso 1480 kg; Mala 338 – 1225 litros; Aceleração 0-100 km/h 13,2s; Velocidade máxima 135 Km/h; Preço 24.650€ (Base)

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