Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Renovado Ford Fiesta melhora estética e recebe reforço tecnológico

By on 16 Setembro, 2021

O Renovado Ford Fiesta mantém o desportivo Fiesta ST que também ganha novos argumentos.

A Ford decidiu renovar o Fiesta. O utilitário da marca da oval azul recebeu ligeiros retoques para continuar apelativo no segmento em que está inserido. Começando pelo exterior, as principais novidades acontecem na secção dianteira. Para além dos novos faróis LED, de série em todas as versões, apresenta-se com um novo formato de capot, grelha de maiores dimensões, entradas de ar redesenhadas e o símbolo passa a estar numa zona mais central. Atrás está bastante semelhante ao pré-restyling e as únicas alterações acontecem nos contornos dos farolins. O estilo varia, igualmente, consoante a versão. O renovado Fiesta tem versões ditas “normais” e, para além disso, mantém a carroçaria mais aventureira Active.

Habitáculo mais tecnológico

Passando para o interior, o principal destaque da renovação do Ford Fiesta é a inclusão do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, o mesmo utilizado, por exemplo, no Ford Puma. Este é ladeado pelo já conhecido ecrã central de 8 polegadas onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment SYNC 3. Relativamente a segurança, a Ford reforçou os sistemas de apoio à condução com novas funções como Alerta de Sentido Proibido, auxiliar de estacionamento ativo, sistema de deteção de ângulo morto com alerta de tráfego cruzado e travagem ativa, sistema de manutenção de faixa e assistente de pré-colisão com travagem ativa.

Só motores a gasolina

No que diz respeito a gama de motores, o Ford Fiesta tem somente soluções a gasolina e, diga-se, todos eles já conhecidos do pré-restyling. As versões base vão estar equipadas com o motor três cilindros de 1.0 litros EcoBoost Hybrid, com sistema mild hybrid de 48V, que debitam 125 ou 155 cv. Já o 1.0 litros EcoBoost, sem apoio elétrico, é a solução de entrada na gama com 100 cv. Os motores podem estar associados à caixa manual de seis velocidades ou à automática de dupla embraiagem de sete relações.

Fiesta ST continua

Para além das versões base, também o Fiesta ST foi renovado. O desportivo desenvolvido pela Ford Performance apresenta novidades estéticas semelhantes às versões base e ganha um estilo mais agressivo. Diferencia-se pela inclusão do logo ST a vermelho na grelha, asa traseira redesenhada, difusor traseiro e jantes de 17 polegadas de série. Já no interior encontramos novos bancos desportivos e apontamentos em vermelho que simbolizam esta versão. Quanto ao motor, o três cilindros de 1.5 litros turbo, mantém os 200 cv, contudo, o binário sobe dos 290 para os 320 Nm.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)