Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve
A SuperVan 4.2 da Ford que bateu recordes em Bathurst

Renovado Ford Focus apresenta-se com novo visual e mais tecnologia

By on 14 Outubro, 2021

O Renovado Ford Focus mantém o desportivo Focus ST e apresenta-se com várias novidades a todos os níveis.

Tal como aconteceu recentemente com o Fiesta, a Ford decidiu renovar os Focus. A proposta da oval azul no aguerrido segmento C ganha novos argumentos em vários capítulos, nomeadamente estética, tecnologia e motorizações. No exterior, o renovado Ford Focus apresenta novidades principalmente na secção dianteira. De facto, o emblema da marca foi reposicionado e conta com novos faróis em LED de série. Para além disso, tanto a carroçaria hatchback como Station recebem detalhes únicos mediante a variante escolhida, com as principais diferenças a acontecerem na grelha dianteira e formato da secção traseira. De referir que o Ford Focus vai ser acompanhado pelos níveis de equipamento Titanium, ST-Line, Active, Vignale e ainda o opcional Pack X.

Relativamente ao interior, as mudanças face ao pré-restyling acontecem nos argumentos tecnológicos. De facto, o Focus apresenta-se agora com o novo sistema de infotinament Sync 4 que vai transmitir as informações através de um ecrã central de maiores dimensões (13,2 polegadas). Este sistema conta com navegação conectada à cloud, comandos por voz e atualizações over-the-air. No capítulo da habitabilidade não há grandes mudanças, com exceção do aumento de capacidade de bagageira da variante Station para um novo total de 1653 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Motor Diesel mantém-se

A gama de motores do renovado Ford Focus não recebe grandes alterações. Começando pelas soluções a gasolina, o compacto conta apenas com o bloco três cilindros de 1.0 litros Ecoboost, com a variante mais acessível a debitar 100 cv. Já as versões com 125 e 155 cv contam com um sistema mild hybrid de 48V e surgem associadas a uma nova caixa automática Powershift de sete velocidades. De acordo com a Ford, esta nova transmissão vai permitir um maior refinamento e redução de consumos. Se ainda é fã de Diesel, saiba que o 1.5 EcoBlue continua presente com 95 ou 120 cv.

Ford Focus ST continua com 280 cv

Neste restyling, o Focus ST continua a ser o topo de gama. Apesar de receber as mesmas alterações das restantes versões, ao nível de motorização não há novidades. Assim, encontramos o motor quatro cilindros turbo de 2.3 litros que debita 280 cv e 420 Nm de binário. Este pode estar associado à transmissão manual de seis velocidades ou à caixa automática de sete velocidades com patilhas no volante em opcional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)