Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Renovado Skoda Kodiaq apresenta alterações discretas no exterior e mudança de motor no RS

By on 13 Abril, 2021

Lançado em 2016, o Skoda Kodiaq começava a pedir uma renovação. Para continuar apelativo no segmento em que está inserido a marca checa decidiu atualizar argumentos no exterior, interior e com novidades no que diz respeito a gama de motores. Começando pelo design, é preciso conhecer muito bem o Kodiaq para encontrar as diferenças. Para além de um capot redesenhado, apresenta uma grelha ligeiramente distinta, faróis mais esguios e, segundo a Skoda, está ligeiramente mais aerodinâmico graças a um novo para-choques e uma asa traseira montada no tejadilho.

Passando para o interior, um dos principais destaques passa pela inclusão do novo volante de dois aros que já testámos aqui no Automais com o Skoda Octavia. Para além disso, o renovado Kodiaq apresenta, pela primeira vez, os bancos com ajuste elétrico opcional. Estes estão revestidos por pele perfurada, apresentam aquecimento e ventilação e funções de massagem. Ao nível da tecnologia o Skoda Kodiaq apresenta-se com um painel de instrumentos de 10,25 polegadas, ladeado pelo ecrã central de 9,2 polegadas.

Variante RS passa a ser a gasolina

Relativamente à gama de motores, os clientes vão encontrar duas opções Diesel e três a gasolina. Começando pelo gasóleo, surge o 2.0 TDI EVO com 150 cv, disponível em tração dianteira ou tração integral. O mesmo motor surge ainda com 200 cv numa versão apenas com tração às quatro rodas. Em ambas as soluções o Kodiaq está equipado com a transmissão automática DSG de sete velocidades. De acordo com a Skoda, estes motores EVO garantem uma redução de emissões NOx de 80% face aos motores antecessores.

Passando para a gasolina, o 1.5 TSI é a “porta de entrada” da gama. Com 150 cv entregues às rodas dianteiras, é a única solução disponível com caixa manual e, em opção, DSG. A oferta a gasolina é ainda feita pelo 2.0 TSI com 190 cv (tração integral e DSG). Já o desportivo RS passa de uma motorização Diesel do pré-restyling para um motor 2.0 TSI de 245 cv. Por fim, o renovado Skoda Kodiaq vai chegar aos concessionários europeus em julho.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)