Prevista descida do preço dos combustíveis na próxima semana
Combustíveis sintéticos cada vez mais presentes, até na aviação

Repsol com estações de serviço em Portugal e Espanha com combustível 100% renovável

By on 4 Maio, 2023

Os combustíveis renováveis vão ser uma solução a breve trecho e as empresas petrolíferas apostam cada vez mais nesta tecnologia. A Repsol tamb´´em segue esse caminho e lançou o fornecimento de combustível 100% renovável em três estações de serviço em Madrid, em Mercamadrid, em Barcelona, em Esparraguera, e na Região de Lisboa, em Alcochete.

A Repsol iniciou um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço em Alcochete e em bases de dois clientes. O teste envolve 53 viaturas e tem como objetivo avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões. O diesel 100% renovável utilizado no teste é do tipo HVO e apresenta até 90% de redução de emissões líquidas, de CO₂.

O teste é realizado em colaboração com frotas de empresas líderes, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, bem como com operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Durante os próximos três meses, serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2, que equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque

Com esta iniciativa, a Repsol tornou-se a primeira empresa a comercializar combustível 100% renovável na Península Ibérica. As três estações da multienergética já estão a abastecer os clientes com este biocombustível avançado, produzido a partir de resíduos orgânicos, com zero emissões líquidas. A empresa tem um plano ambicioso para ter 60 estações de serviço, 50 em Espanha e 10 em Portugal, com fornecimento de combustível 100% renovável nos principais corredores de transporte da Península Ibérica até ao final deste ano.

Este ano, a Repsol colocará em funcionamento em Cartagena, Região de Múrcia, a primeira fábrica da Península Ibérica dedicada exclusivamente à produção de biocombustíveis avançados a partir de resíduos. Produzirá 250.000 toneladas por ano, que se juntarão às 750.000 toneladas que a empresa produz atualmente. A produção em Cartagena evitará a emissão de 900.000 toneladas de CO2 por ano.

A 27 de abril, a multienergética tomou a decisão final de investir numa fábrica de demonstração de combustíveis sintéticos em Bilbao, com uma tecnologia que a Repsol está a desenvolver em conjunto com a Aramco. Esta instalação tem um investimento inicial de mais de 100 milhões de euros e estará operacional em 2025.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)