Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços

Resultados da SIVA apresentam uma quota de mercado de 13,4%, com quase 20 mil unidades vendidas

By on 19 Janeiro, 2022

O ano passado foi um ano de retoma e de preparação ao mesmo tempo. Não só o mercado automóvel se encontra a recuperar do ano negro de 2020, como as marcas do grupo se estão a alinhar para a quantidade de novidades que vamos conhecer ao longo deste ano.

A SIVA | PHS acaba de revelar os seus resultados de 2021. No total, foram comercializadas 19.682 unidades, o que representa uma quota de mercado em torno dos 13,.4%. O plano estratégico do grupo continua a ser implementado, com grande destaque na dinamização das vendas de viaturas híbridas, híbridas plug-in e veículos totalmente elétricos, mas também com uma grande expectativa para 2022, ano que vai ver nascer diversas novidades.

A Volkswagen registou um total de 7154 unidades comercializadas o que representa um crescimento de 7,8% face ao mesmo período do ano anterior. O modelo de maior destaque continua a ser o Tiguan mas também o novo ID.4 e a nova geração do Volkswagen Polo que chegou no final do ano. Em 2022 vamos conhecer o novo Taigo, o Tiguan Allspace, os elétricos ID.5 e ID.5 GTX, mas também a nova geração do T-ROC, produzido em Palmela, e que terá uma versão específica apenas para o nosso país designada por T-ROC@PT.

Quanto à Seat e à Cupra, integradas recentemente no grupo, a sua percentagem de mercado chegou praticamente aos 5% registando uma pequena subida face ao ano anterior, originada essencialmente pelo início da comercialização do Cupra Formentor. E agora, a nova marca também inclui o seu primeiro modelo 100% elétrico, o Born.

No ano passado a Audi também registou uma pequena subida motivada pela renovação das gamas Q2 e Q5, mas também devido ao lançamento dos seus 3 novos modelos 100% elétricos: o e-tron GT, o Q4 e-tron e o Q4 e-tron Sportback. As maiores novidades para 2022 serão a nova gama do Audi A8 e o Audi A3 allstreet, com visual mais aventureiro.

A Škoda foi das marcas do grupo que mais subiu, tendo alcançado um total de 1789 unidades comercializadas, o que representa um aumento próximo dos 40%. Os principais modelos a contribuir para estes valores foram obviamente os SUV Kamiq e Kodiaq, mas também a nova geração do Octavia. O primeiro modelo da marca totalmente elétrico, o Enyaq iV, também registou uma grande aceitação no mercado nacional, esgotando a oferta em apenas uns meses, segundo as informações disponibilizadas. Em 2022, no entanto, chegará o novo Enyaq iV Coupé, mas também a nova geração do Fabia.

A Volkswagen Veículos Comerciais é outra das marcas do grupo SIVA que vai ter certamente um ano memorável. Afinal, é em 2022 que vamos conhecer a nova geração do Multivan, mas também o arrojado ID.Buzz, que chegará a Portugal no final do verão.

Da SIVA | PHS fazem também parte duas importantes marcas de luxo, a Bentley e a Lamborghini. A primeira teve um crescimento de 24% com 26 unidades comercializadas, o melhor registo de sempre no nosso mercado e a Lamborghini também contou com mais 13 unidades em solo nacional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)