Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Reveja o Mission E Cross Turismo, candidato a segundo modelo 100% elétrico da Porsche

By on 14 Março, 2018

 A Porsche apresenta no Salão Automóvel de Genebra um veículo com inúmeros talentos e uma espetacular linguagem de design: o Mission E Cross Turismo. Os destaques deste Cross Utility Vehicle (CUV) incluem um design emocional com marcantes elementos de todo-o-terreno, assim como um inovador conceito de visualização com um ecrã tátil e controlo eyetracking. Com um capot baixo por entre guarda-lamas musculados, a dianteira do Mission E Cross Turismo revela a sua relação com o icónico Porsche 911, mesmo num primeiro olhar. Outras caraterísticas de design distintas são as saídas de ar verticais, conhecidas como air curtains, e as luzes LED Matrix.

A silhueta é definida pela linha desportiva do tejadilho, que se prolonga até à traseira, a que os designers da Porsche se referem como ‘flyline’. Os guarda-lamas largos e as laterais tridimensionais com saídas de ar atrás das rodas dianteiras reforçam o caráter de crossover desportivo deste concept de 1,99 metros de largura. Para Michael Mauer, Responsável de Design da Porsche, é especialmente importante escolher uma linguagem visual que encaixe perfeitamente no produto quando chega a hora de fotografar o Mission E Cross Turismo. De modo a tornar esta ambição em realidade, a Porsche recebeu o apoio de Stefan Bogner, fotógrafo e publisher da revista Curves.

Luz limitada e luzes especiais enfatizam os ângulos do design do automóvel. “As qualidades especiais do exterior, o interior e o sistema de infotainment apenas se destacam se fizermos uma utilização inteligente da luz e das sombras” afirma Bogner. Esta é a forma perfeita de destacar o que representa uma nova era da mobilidade elétrica. A aparente contradição da utilização de luzes baixas para apresentar o inconfundível DNA do Design Porsche do Cross Turismo é a combinação certa para este destacado Porsche. Apenas com luz reduzidas as imagens conseguem transmitir a atenção aos detalhes aplicada no design deste concept.

Mesmo de trás, este concept é facilmente identificado como um Porsche, com a sua exclusiva cor exterior Cinzento Light metalizado. Em conjunto com o seu design desportivo e com o spoiler de tejadilho, que funciona como condutor de ar, a contínua faixa de luzes é uma caraterística típica da marca. Um amplo teto panorâmico em vidro, que se prolonga desde o para-brisas até à porta da bagageira, assegura uma generosa sensação de espaço.

Para Stefan Bogner, o Mission E Cross Turismo possui a sensualidade que falta aos demais veí- culos elétricos. Um dos seus motivos preferidos para fotografar é o logótipo Porsche na traseira deste CUV. Cada carater é desenhado utilizando vidro tridimensional. Segundo o ponto de vista de Bogner, o logótipo iluminado a azul tem o potencial para se tornar numa caraterística identificador única dos modelos elétricos Porsche. Em adição a uma série de fotografias de ambiente, o fotógrafo criou um filme feito exclusivamente de fotografias – uma nova ideia na Porsche.

O que se sabe sobre o novo Porsche Mission E Cross Turismo:

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)