Peugeot 3008 elétrico desafia Tesla, Renault e Volvo (entre outros) com autonomia imbatível
Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços

Revelada próxima geração do i-Cockpit do novo Peugeot 3008

By on 6 Junho, 2023

A Peugeot revelou o design da próxima geração do i-Cockpit antes da apresentação oficial do novo Peugeot 3008 no próximo mês de setembro. A nova arquitetura interior está preparada para fazer a sua estreia no próximo SUV fastback elétrico completamente novo e a partir de hoje, a Peugeot começa a desvendar todas as novidades do novo i-Cockpit, que demonstram as mudanças do novo 3008.

i-Cockpit do próximo Peugeot 3008, e que deverá ser montado em todos os futuros modelos da marca, apresenta um ecrã panorâmico curvo de 21 polegadas, de alta definição, sobre o painel de bordo e sobre o novo volante. Produzido há mais de 10 anos, em cerca de 10 milhões de exemplares, as diferentes gerações do i-Cockpit têm integrado as mais recentes tecnologias disponíveis: painel de instrumentos digital, conectividade sem fios, comandos vocais, efeitos 3D, i-Toogles personalizáveis, etc., mas a Peugeot apresenta agora um novo, o panoramic i-Cockpit. As equipas da marca francesa decidiram combinar dois dos três elementos fundamentais do conceito i-Cockpit, o head-up display e o grande ecrã tátil central. Estes elementos estão, a partir de agora, integrados num ecrã panorâmico curvo, constituído por um único painel de alta-definição de 21 polegadas, que se estende desde a extremidade esquerda do painel de bordo até à consola central. Fixado por um pilar traseiro invisível a partir do habitáculo, este ecrã panorâmico levita, verdadeiramente, sobre o painel de bordo. Esse efeito “flutuante” é acentuado por uma iluminação ambiente LED especial situada por baixo do ecrã. O ecrã panorâmico de 21 polegadas curva-se ligeiramente em direção ao condutor, enquanto se mantém perfeitamente acessível ao passageiro. No seu lado esquerdo, o ecrã panorâmico reúne, por cima do volante compacto, todas as informações relativas à condução (velocidade, medidor de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.) e no lado direito, ao centro do painel de bordo, o ecrã tátil é acessível tanto ao condutor como ao passageiro, e permite gerir os sistemas de aquecimento/ar condicionado, navegação, multimédia/conectividade, etc.

A parte central do painel agrupa os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido às 10 funções favoritas do utilizador, quer se trate de ligar para um contacto favorito, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação da sua preferência, definir a temperatura ideal para o ar condicionado, etc.

A consola central é organizada de modo a aumentar o espaço disponível para arrumação e carregamento de smartphones sem fios. Isto foi possível graças à relocalização do controlo da caixa de velocidades automática no painel de bordo. Este comando encontra-se, agora, localizado à direita do volante, mesmo ao lado do botão stop/start.

Também o volante compacto foi profundamente redesenhado. Conservando o formato compacto, mas adotando um design novo. Os comandos situados no novo volante compacto tornam-se, agora, “táteis/clicantes” e detetam, automaticamente, as pontas dos dedos do condutor, mas apenas são ativados se pressionados de facto, de modo a evitar manobras indesejáveis. O novo i-Cockpit inaugura, por detrás do volante compacto, dois novos comandos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)