Mazda EZ-6: Novidade elétrica para o mercado chinês
Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”

Rhodium White é a nova aposta da Mazda para as cores do novo CX-60

By on 18 Outubro, 2022

A Mazda tem-se dedicado bastante ao desenvolvimento de novas cores para os seus modelos, tendo o apaixonante Soul Red como um dos melhores exemplos. Mas agora, com a chegada do novo CX-60, o maior destaque é o Rhodium White.

A Mazda considera a cor de cada um dos seus modelos como um complemento do seu desenho e estilo, uma vez que a própria tinta pode dar ainda mais destaque às linhas da carroçaria e destacar alguns dos pormenores que, de outra forma, passariam despercebidos.

Com o seu brilho único, semelhante ao metalizado, ela “eleva a sensação de solidez das formas e os belos detalhes nos reflexos, mesmo onde a expressão das sombras é difícil de alcançar na plenitude”, explica Keiichi Okamoto, Especialista Criativo Sénior da Divisão de Design da Mazda.

A riqueza da profundidade, do brilho e da fina granulação da cor Rhodium White acentuam as sombras que foram artisticamente esculpidas no design Kodo da Mazda. Como se poderá imaginar, esta interacção, quase mágica, entre tinta e metal levou anos de trabalho árduo e de inovação a alcançar.

“A impressão geral do branco é de pureza e nitidez, adicionando um toque elegante. Para o nosso branco quisemos adicionar alguma robustez a essa elegância”, refere.

Tal como acontece nos deslumbrantes Soul Red Crystal e Machine Grey, o Rhodium White utiliza flocos de alumínio para criar uma camada refletora uniforme que, neste caso, tem apenas 0,5 microns de espessura. Uma vez combinados com um branco sedoso, de granulagem fina, e com uma camada clara, o resultado traduz-se “num atraente branco que confere, ao mesmo tempo, uma sensação metalizada no brilho da superfície”, refere Okamoto. “Sob um céu claro quando o sol está a brilhar num determinado ângulo, é esta a situação em que o reflexo alcança o seu ponto mais metalizado.”

Para aplicação desta tinta na perfeição a Mazda recorreu ao seu engenhoso método Takuminuri, que recorre a robôs que imitam os movimentos dos artesãos humanos, aplicando cada camada com uma total precisão. Só após o desenvolvimento desta técnica foi possível criar acabamentos de pintura com excecionais caraterísticas refletoras, capazes de funcionar em harmonia com os contornos subtis desenvolvidos pelos designers da Mazda para os diferentes modelos.

O branco é uma cor particularmente importante para a Mazda e para o Japão como nação. É a cor da pureza e da verdade, a cor da neve, de uma página em branco. “A inspiração para o Rhodium White adveio da estética japonesa, a estética da subtração do mundo ‘Zen’; se retirarmos a pigmentação de uma cor, obtemos o branco”, acrescenta Okamoto.

“A pintura a branco requer mais camadas, uma vez que é mais transparente. No entanto, conseguimos alcançar a mesma brancura, apesar de, em simultâneo, reduzirmos quase 30% da sua espessura.” Além disso, quando combinada com o vermelho torna-se ‘kouhaku’, também parte integrante da cultura japonesa, nomeadamente na sua bandeira nacional. Esta significância motivou a equipa responsável pela criação desta nova cor a alcançar um acabamento impecável. “O maior desafio foi eliminar os desníveis”, refere Okamoto.

“Todas as cores ‘takuminuri’ apresentam esta tendência, mas o Rhodium White revelou-se no derradeiro desafio no aperfeiçoamento do protótipo, desde a fase de conceptualização do design, até à sua produção em série”.

“A fim de conseguir uma dispersão precisa dos flocos de alumínio, desenvolvemos uma técnica para lidar com a espessura da tinta a um nível nanométrico. Tal permitiu-nos produzir industrialmente uma tinta que normalmente só é possível pela mão de um ‘takumi’”, sublinha Koji Teramoto do Departamento de Engenharia de Pintura, Acabamentos e Montagem Final.

Juntando-se aos tons Soul Red Crystal e Machine Grey, o Rhodium White torna-se na terceira “cor de assinatura” da Mazda.

“O Soul Red Crystal exprimiu um tom desportivo e apaixonante, exaltando uma sensação de qualidade que é única da nossa marca. Já o Machine Grey demonstrou a nossa busca pela estética da maquinaria. Para este novo branco quisemos transmitir a mensagem de que nós, na japonesa Mazda, procuramos elevar a marca para um próximo nível”, conclui Okamoto.

Um único olhar para um automóvel pintado em Rhodium White deverá ser suficientemente convincente para transmitir as ousadas ambições da Mazda.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)