Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Robôs modernos da Škoda conseguem ajudar em todos os passos de produção

By on 22 Dezembro, 2022

Nas linhas de produção das fábricas da Škoda estão presentes mais de 4.000 robôs, responsáveis por áreas tão importantes como as de soldagem, manipulação e colagem, entre outras.

A produção de automóveis conta atualmente com uma grande presença de robótica e inteligência artificial, dois temas que fazem cada vez mais parte do nosso quotidiano. E no caso da Škoda, é a marca a afirmar que estes são considerados super-heróis, uma vez que se trata de trabalhadores que desempenham a sua função sem parar, não se cansam e têm capacidades sobre-humanas, conseguindo lidar facilmente com cargas que podem chegar à meia tonelada.

Além disso, os robôs são também muito mais precisos do que os humanos conseguindo, por exemplo, efetuar movimentos lineares em linha reta com uma precisão e certeza incomparavelmente maiores do que os mais qualificados cirurgiões. Por último, mas não menos importante, os robôs são grandes matemáticos: num instante, podem recalcular todo o tipo de coordenadas espaciais, mudar de sistemas de coordenadas, ajustar a trajetória do braço e agarrar com precisão o objeto necessário.

Nas linhas de produção das fábricas da Škoda estão presentes mais de 4.000 robôs, responsáveis por áreas tão importantes como as de soldagem, manipulação e colagem. São estas as áreas em que os robots são mais importantes, uma vez que representam cerca de 85% da sua atividade. Nos restantes 15% estão também atividades como a rebitagem, recorte, escovagem ou soldadura a laser.

Gosto de afirmar que a robótica é a rainha da engenharia. Combina todas as disciplinas científicas e técnicas modernas – matemática, física, programação, engenharia e design, sensores, engenharia de materiais ou engenharia elétrica. Está interessado em motores? Programa? Na robótica, encontrará praticamente tudo o que pode ser estudado nas escolas de engenharia atualmente. Além disso, os resultados da investigação podem ser aplicados neste campo, quer se trate de investigação em matemática, inteligência artificial ou novos materiais – tudo isto pode ser utilizado na criação de braços, caixas de velocidades ou no desenvolvimento de lubrificantes”, diz Jan Čejka, da equipa de planeamento de soldadura e equipamento elétrico da Škoda.

A robotização faz todo o sentido para atividades de rotina e, acima de tudo, de exigência física. O objetivo, evidentemente, não é deixar as pessoas sem trabalho, mas facilitar a sua realização. Os seres humanos são insubstituíveis para uma grande parte do trabalho: tomam decisões rápidas, têm capacidades motoras finas e precisas, e conseguem pensar. E de qualquer modo, alguém tem de tratar dos robôs, mantê-los em funcionamento, repará-los e programá-los.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)