Mansory Linea D’oro e  Linea D’arabo: Rolls-Royce Cullinan com um toque de extravagância
Rolls-Royce concluiu 2,5 milhões de quilómetros testes com o Spectre

Rolls-Royce renova o Spirit of Ecstasy para um novo mundo eletrificado e aerodinâmico

By on 7 Fevereiro, 2022

O Spirit of Ecstasy da Rolls-Royce é bem capaz de ser uma das imagens mais facilmente reconhecíveis do mundo automóvel. A escultura que adorna o topo da secção dianteira de cada um dos modelos da marca é facilmente reconhecível em todo o mundo graças a ele. Representa o orgulho que a marca tem nos seus modelos, mas também mais de um século de história automóvel. Mas agora que a Rolls-Royce se prepara para dar um importante passo rumo à eletrificação, foi também o momento certo para ajustar este seu símbolo.

“A Spirit of Ecstasy é a mais famosa e desejável mascote automóvel do mundo. Mais do que um simples símbolo, é a encarnação da nossa marca e uma constante fonte de inspiração e orgulho para a marca e para os seus clientes. Tal como a Rolls-Royce, sempre se moveu com os tempos, mantendo-se fiel à sua natureza e carácter. Na sua nova forma, a Spirit of Ecstasy está mais aerodinâmica e graciosa do que nunca – o emblema perfeito para o Rolls-Royce mais aerodinâmico alguma vez criado e para ser ostentada na proa do nosso ousado futuro elétrico”.

Torsten Müller-Ötvös, Director Executivo, Rolls-Royce Motor Cars

Foi há 111 anos, a 6 de fevereiro de 1911, que o Spirit of Ecstasy foi registado oficialmente como propriedade intelectual da Rolls-Royce. Mas agora, passados todos estes anos, a marca está a preparar-se para uma das suas maiores mudanças de sempre. A chegada no novo Spectre representará a entrada no mundo da eletrificação, onde a aerodinâmica é uma questão ainda mais importante, o que obrigou a alguns ajustes na sua escultura, com o objetivo de deixar ainda mais moderna e aerodinâmica, mas também preparada para uma velocidade mais elevada rumo ao futuro.

“Foi há precisamente 111 anos que a Spirit of Ecstasy se tornou uma parte oficial da Rolls-Royce. Além disso, passou também a representar uma direção espiritual para a nossa marca. A sua forma capta perfeitamente a marca – inclina-se para a frente, expressando a nossa incansável busca de progresso, e o seu vestido flui graciosamente ao vento, ecoando a serenidade dos nossos produtos em movimento. Para o novo Spectre e futuros modelos, ela torna-se mais baixa e mais focada; preparada para uma velocidade sem precedentes e o futuro excitante que a sua presença irá definir”.

Anders Warming, Director de Design, Rolls-Royce Motor Cars

Ao longo destes 111 anos, o Spirit of Ecstasy já contou com algumas alterações, foi produzido em diversos materiais e em tamanhos diferentes. Mas agora, esta nova versão será precisamente a que podemos encontrar no Spectre, mas também em todos os outros modelos da gama.

A nova estatueta mede 82,73mm de altura, estando um pouco mais baixa que a versão anterior com dez centímetros. As suas vestes, que muitas vezes foram erradamente confundidas com asas, estão agora mais aerodinâmicas e realistas.

Mas a grande diferença está mesmo na sua postura. Em vez dos pés juntos e das pernas direitas e inclinadas na zona da cintura, a nova versão está preparada para ventos mais fortes e para uma velocidade mais elevada, com uma perna para a frente, o corpo mais baixo e os olhos focados no que está à sua frente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)