Governo decreta proibição de circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro
Seat fez uma doação de 100 mil euros ao projeto “YoMeCorono”

Sabe como proteger o seu carro em tempo de isolamento social?

By on 26 Março, 2020

Ainda podemos circular sem grandes limitações, mas nunca se sabe se nos veremos obrigados, mesmo, ao confinamento em casa como já sucede com milhares de portugueses. O que fazer para proteger o nosso carro para o muito tempo que vai ficar parado?

Há algumas coisas que podemos fazer. Primeiro, verificar o estado da bateria, pois os carros mais modernos têm muita eletrónica e têm tendência para descarregar a bateria, mesmo imobilizados. E com os acessos e arranques mãos livres, esse problema coloca-se com maior acuidade. Se tiver o carro na garagem, vá lá todos os dias e coloque-o a trabalhar durante um pouco de tempo, acelerando para que seja recarregada pelo alternador. Um “booster” será uma boa coisa para ter na sua garagem. Se não tiver um “booster” e não quiser ter o trabalho de passar a vida a ir á garagem, desligue um dos bornos da bateria e já não há descarga. Porém, este é um gesto que nos carros modernos não é muito recomendável.

Os pneus suportam o peso do carro e por isso, é uma boa ideia aumentar a pressão dos mesmos (basta 0,2 bar) para que a estrutura dos pneus não se estrague. Como dissemos acima, convirá colocar o carro a trabalhar pelo menos uma vez por semana. Carrega a bateria e impede que o óleo fique sem trabalhar a estragar-se dentro do cárter. E evita, também, que as peças no topo do motor fiquem sem lubrificação e possam agarrar-se ao metal onde estão assentes. O sistema de limpeza dos gases de escape também agradece esse gesto. Deverá manter o carro a funcionar ao ralenti e com pequenos picos de aceleração durante, pelo menos, 15 a 20 minutos. O óleo circula, os veios de excêntricos mexem-se, tudo fica bem lubrificado e o sistema de limpeza dos gases de escape agradecem. Já agora, enquanto coloca o carro a funcionar, faça funcionar, também, o sistema de climatização, evitando o acumular de partículas, a sujidade dentro das condutas e mantém o compressor lubrificado.

Já sabe o que fazer se ficar com o seu carro imobilizado muito tempo. Agora é ir à garagem ou ao lugar de estacionamento ou á rua, ligar o carro e voltar para casa, rapidamente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)