Tendências do mercado automóvel da UE: aumento nas vendas de veículos elétricos e híbridos
Elétricos com grande aumento de procura no mercado dos usados

Sabe quanto vai custar carregar o seu carro elétrico?

By on 9 Outubro, 2018

A partir de 1 de novembro, segundo o secretário de Estado do Ambiente, José Gomes Mendes, inicia-se a fase comercial da Mobi.e. Sabe quanto lhe vai custar carregar o seu carro?

Para já se for a carregadores lentos ou semi-rápidos… nada! Isto porque, para já, a fase comercial da Mobi.e vai arrancar com os PCR (postos de carregamento rápido) que, em Portugal, são, segundo indicações providas pela Mobi.e, 52 estações das quais apenas 37 estão operacionais. Os restantes carregadores, uma rede com centenas de estações, ainda não têm data para começarem a cobrar pelo serviço.

Também ainda não foram anunciados os valores, finais, que vão ser cobrados aos utilizadores, mas há já operadores que indicam um valor entre os 5 e os 10 euros por cada centena de quilómetros, bem longe daquilo que era a expetativa generalizada e daquilo que, por exemplo, a EDP anunciou aquando da inauguração de postos de carregamento rápido na A1, e que apontavam para um intervalo entre 2,3 e 4,8 euros por cada carregamento. Se quisermos ser mais picuinhas, é muito mais do que o ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, anunciou já em 2016 quando falou de valores até 3 euros.

Não sabemos os preços, mas sabemos que vamos apanhar com taxas e taxinhas, numa fatura que terá sete camadas, tipo bolo milfolhas, que acomodam três tarifários e, claro, quatro impostos. Está tudo explicadinho no vídeo feito pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). Então como funciona a fatura?

Começa pelo operador do posto de carregamento que cobra a tarifa de utilização do posto, cobrada em função do consumo ou do tempo de uso. Depois, quem comercializa a energia aplica a sua tarifa nos mesmos moldes do operador do posto de carregamento. Passamos às taxas: taxa de acesso à rede, taxa referente ao Imposto Especial de Consumo (fixado em 0,001€ por cada kWh consumido) e, ainda, a Taxa de Gestão da rede Mobi.e. No topo de tudo isto, estará, claro, o IVA à taxa de 23%. Duas notas: não se sabem quais os valores de todas estas tarifas e taxas e a Mobi.e, numa primeira fase não vai cobrar a sua taxa.

Agora façam as vossas contas…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)