McLaren: Os traços do futuro da marca britânica
BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado

Sabia que o BMW X5 foi desenhado em duas horas dentro de um avião?!

By on 8 Junho, 2020

Quando a BMW comprou a Rover, ficou com a Land Rover e imediatamente quis entrar na senda dos SUV, pegando na tecnologia da casa britânica com o estilo alemão. Foi feito em duas horas…

Na altura ficou a dúvida, mas percebeu-se que a compra da Rover foi para deitar as mãos à Land Rover e ter a possibilidade de entrar no admirável mundo dos SUV. Isto é algo que se soube pouco tempo depois quando surgiu o X5. O que não se sabia é que o carro foi desenhado em duas horas por Frank Stephenson, por direta pressão responsável pelo estilo da BMW, Chris Bangle.

Quem conta esta história é o próprio Frank Stephenson, num vídeo que ele publicou no Youtube e que publicamos. Ali ele descreve como chegou à figura do X5 em apenas duas horas, depois de ser instruído para ter um protótipo de estilo em apenas seis meses, praticamente, metade do que era habitual. E foi a caminho de uma reunião com a equipa que iria desenvolver o X5 que Stephenson usou as duas horas de viagem do avião para desenhar o carro.

O X5 original nunca foi um modelo de estilo fabuloso ou ganhador de algum concurso de elegância, ou merecedor de ser chamado… bonito. Porém, era um carro diferente e percursor do estilo industrial que se seguiu na BMW. Seja como for, também não podemos querer muito mais de um projeto desenhado em… duas horas. E também não acreditamos que o X5 fosse o início do fim do estilo na BMW, pois esse começará com os desenhos de Chris Bangle…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)