Saiba como conduzir numa rotunda

By on 2 Fevereiro, 2021

Segundo um estudo realizado pela Axa em Espanha, citado pela Seat, dois em cada três condutores não sabe fazer uma rotunda da forma correta. Perante isto, a marca espanhola decidiu fazer um vídeo com todos os passos necessários para superar com êxito uma rotunda.

Em baixa velocidade

Um dos pontos mais delicados é a entrada na rotunda. Segundo o estudo, cerca de 54% dos acidentes em rotundas têm como origem a entrada nas mesmas. Ao entrar numa rotunda lembre-se que é necessário diminuir a velocidade.

Ceder a passagem

O segundo ponto parece demasiado fácil para aqui estar, mas nunca é demais relembrar que é necessário ceder passagem aos condutores que já se encontram dentro da rotunda. Se tiver dúvidas de quando entrar, o recomendável é esperar até sentir que pode fazer a manobra sem risco de acidente.

Eleger a faixa

Outro dos grandes problemas nas rotundas, principalmente em Portugal, passa pela eleição da faixa de rodagem. Este é outro ponto em que se pode ter uma maior dificuldade, porém, os especialistas aconselham a circular na faixa exterior para cruzar menos faixas e tornar as manobras mais seguras. Por outro lado, se o condutor vai mudar de direção ou fazer um trajeto longo na rotunda, é aconselhável utilizar as vias interiores.

Não tenha medo de dar mais uma volta

Quando chega a altura de sair da rotunda, deve situar-se na faixa exterior, sinalizando convenientemente a manobra. Porém, se na hora da mudança da faixa esta estiver ocupada por outro veículo, o conselho é claro: contorne novamente a rotunda até que esteja livre e possa sair em segurança. Não force.

“Piscas” são importantes

O uso das luzes de mudança de direção em rotundas é um dos pontos que mais gera confusão. Só é necessário ativá-las ao sair e ao mudar de faixa, não ao aceder à rotunda nem para indicar que continua a circular nela. As novas tecnologias ajudam a melhorar a visibilidade das luzes de direção.

O mais importante é manter a calma

As rotundas testam a paciência dos condutores em muitas ocasiões, mas é proibido usar a buzina para mostrar raiva ou recriminar as manobras de outros condutores. Só pode ser usada para alertá-los sobre um possível acidente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)