Salão Automóvel de Beijing já não se vai mesmo realizar este ano
Próxima geração do Mustang será apresentada em Detroit, a 14 de setembro

Salão de Detroit 2019: o guia de A a Z do que sabemos até agora

By on 26 Dezembro, 2018

O Cobo Center, em Detroit, receberá mais uma edição do “North American International Auto Show” (NAIAS) a partir do dia 13 de janeiro de 2019 e o AUTOMAIS revela-lhe, desde já, quais as novidades que já se conhecem e que vão marcar presença no certame norte americano.

O destaque vai, naturalmente, para o Toyota Supra que a casa japonesa vai revelar com pompa e circunstância. A quinta geração do modelo confirma o regresso da marca a um nome famoso da sua gama, rendo como base a parceria feita com a BMW e que já deu origem ao Z4. Para o mercado norte americano, destaque para os novos Ford Explorer, Kia Telluride e o Cadillac XT6. A Volkswagen vai apresentar o redesenhado Passat.

Estas novidades não escondem, porém, um decréscimo rápido de importância do certame norte americano. Depois de anos a fio a abrirem as hostilidades no que toca ao ano civil, o Salão de Detroit tem vindo a perder ritmo e se em 2018 foram mais de 60 as novidades presentes, em 2019, a organização não espera ir além das 30 novidades. Muitas marcas estão a esvaziar o conteúdo dos salões ao não comparecerem e em 2019, apenas a Cadillac, a RAM e a Ford, vão apresentar novidades para o seu mercado. O resto das novidades vêm de construtores asiáticos e do Velho Continente apenas estará a Volkswagen e a Porsche, já que Audi, BMW e Mercedes não vão marcar presença em Detroit.

Por tudo isto e para contornar o frio gélido de Detroit no mês de janeiro, a organização do NAIAS já anunciou que a edição de 2020 será realizada em junho. Ou seja, a edição de 2019 será a última realizada no mês de janeiro, deixando o palco para os salões europeus que, tal como as organizações americanas, estão a braços com a deserção dos construtores.

Quanto a novidades, teremos, então, o Toyota Supra, o Cadillac XT6, o Ford Explorer, o Ford Mustang Shelby GT500, Kia Telluride, Lexus RC F Track Edition, Lincoln Continental Coach, Porsche 718 T Boxster e Cayman, Subaru WRX STI S209, VW Passat. A Infiniti e a Nissan vão revelar protótipos de modelos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)