Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Xiaomi SU7: Vendas muito acima do esperado

Salão de Detroit: antevisão com novidades de A a Z

By on 3 Janeiro, 2019

O AUTOMAIS já aqui tinha deixado algumas pistas sobre as novidades do NAIAS – North American International Auto Show, mais conhecido como Salão de Detroit, nomeadamente, o facto de esta ser a última edição feita no mês de janeiro servindo como abertura de hostilidades de cada ano civil.

Esta situação prende-se com o facto de muitas marcas europeias e americanas terem decidido ficar fora do certame e dos organizadores conhecerem decréscimo de novidades e de interesse a cada ano. 2019 não foge a essa regra e o número de lançamentos volta a diminuir, mas o NAIAS acaba por ser salvo pela Toyota que mostra ao Mundo, em Detroit, o novo Supra. O resto é mais para americano ver.

Cadillac XT6

Depois de ter acabado com vários modelos da sua gama, a Cadillac estará em Detroit com uma novidade, o Cadillac XT6, um SUV de generosas dimensões que vai estar á venda em 2020, tendo como base o Chevrolet Traverse, modelo exclusivo do mercado norte americano. Como dissemos, o XT6 faz parte de uma nova ofensiva da marca ao mercado, acabando com modelos que não se vendiam, apostando naqueles que dão volume e trazendo cinco novidades até ao final de 2019.

Ford Mustang Shelby GT500

Passado tempo suficiente para amadurecer, é tempo para incrementar o ritmo das séries especiais que vão fazer a diferença no futuro no que toca á história do Mustang e das séries televisivas de restauros de clássicos. A versão GT500 Shelby utilizará o motor V8 com 5.2 litros, mas receberá um compressor e saltará dos 500 para mais de 700 CV, assumindo o estatuto de modelo, legal para ser conduzido em estrada, mais potente de sempre do Mustang. Foi desenvolvido em parceria com a Shelby e recupera um carro que deixou a produção em 2015.

Infiniti SUV

Detroit será sempre um local especial para a Infiniti, já que foi no Cobo Center da “motorcity” que a marca de luxo da Nissan foi lançada, no mês de janeiro de 1989. Ou seja, a marca japonesa completa o seu 30º aniversário e celebra esse feito com a revelação de um SUV elétrico em forma de protótipo. Os dados são escassos, mas sabe-se que o carro terá o tamanho de um BMW X1 e introduzirá a nova linguagem de estilo da marca.

Lexus RC F Track Edition

Tal como sucede com a Infiniti, também a Lexus é um produto do final dos anos 80 e dos anos 90 do século passado, e cumpre 30 anos em 2019. Sem nenhuma novidade para já e para os tempos mais próximos, a marca japonesa pertença da Toyota lança em Detroit uma versão mais desportiva do coupé RC F, denominada “Track Edition”. Pormenores, poucos, a não ser que o carro terá uma proeminente asa traseira, um capô mais abaulado e que suspensões, direção e travagem, vão ser melhorados para encaixar as capacidades do RC F Track Edition. Além disso, o modelo terá sofrido uma rigorosa cura de emagrecimento.

Kia Telluride

A versão final de produção do Telluride, modelo revelado como protótipo, exatamente, em Detroit, mas em 2016, vai ser, finalmente, revelada. A Kia não conta muito sobre o modelo, apenas refere que se irá manter fiel ao estilo “grande, ousado e ‘boxy’” do protótipo, uma espécie de replica do Volvo XC90, com dimensões à medida dos americanos e com capacidade para sete lugares. É um carro apenas para os americanos pois o Telluride dificilmente fará a viagem de um lado para o outro do oceano.

Subaru WRX STI S209

Para desencanto dos adeptos portugueses, já não há Subaru em Portugal e a marca japonesa pouco se preocupa com o mercado europeu. O mercado americano é mais interessante, mas a casa japonesa vai revelar em Detroit mais uma versão desportiva do WRX STI, desta feita o S209 que será muito semelhante ao S208 lançado em 2017 com o motor 2.0 litros “boxer” com 350 CV e que foi comercializado numa série muito especial de 450 unidades.

Toyota Supra

Já (quase) tudo foi dito sobre a quinta geração do Supra e quando daqui a quinze dias for levantado o véu sobre o carro, dificilmente haverá mais que um levantar de sobrolho. Irmão do Z4 da BMW, o Supra apresenta-se muito diferente do BMW (essa era uma das premissas do projeto) mas com o mesmo coração – o bloco de 3.0 litros a gasolina da casa bávara – e ambição de recolocar a Toyota no coração dos seus seguidores. Todos os detalhes serão revelados somente no dia da revelação, apesar do carro já ter sido testado e revelado em fotos que chegaram à internet.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)