Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Salão de Detroit: Nissan IMs Concept é um novo conceito de carro e uma resposta à VW ID

By on 15 Janeiro, 2019

Este protótipo revelado em Detroit vem na sequência do IMx SUV mostrado no Salão de Tóquio de 2018. Está, segundo reclama a Nissan, o IMs está mais perto de uma berlina que de um crossover, sendo uma espécie de apelo para salvar os modelos tradicionais da voracidade dos consumidores por SUV e crossover. E a Nissan sentiu a necessidade de explicar isto porque o carro é alto e está longe do chão, mas a culpa é do pacote de baterias, localizado no fundo do chassis.

O estilo do IMs Concept é muito semelhante ao do IMx, ajudado pela flexibilidade no desenho, oferecida pelo motor elétrico, sendo o desenho influenciado pela necessidade de um baixo coeficiente de arrasto e pela preparação para a condução autónoma.

Com uma distância entre eixos de 2,9 metros e um alongado interior, o IMs oferece uma arrumação dos passageiros em “2+1+2” com uma nuance: o banco traseiro pode albergar três pessoas ou apenas duas, rebatendo os outros dois e oferecendo um espaço incrível. O painel de instrumentos digital está orientado para o condutor, quando no modo de condução manual, com vários níveis de informação.

Quanto o IMs passa para condução autónoma, o volante desaparece e os bancos dianteiros viram-se para trás, criando um ambiente de maior convívio. As portas traseiras abrem no sentido contrário ao da marcha, acedidas por puxadores invisíveis, tentando melhorar o acesso.

O IMs utiliza dois motores elétricos (um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro) que debitam 482 CV, sendo que esta cifra está repartida pelos dois eixos em partes iguais. Graças à bateria de 115 kWh, a autonomia é superior a 600 quilómetros.

O IMs ou IMx não estão pensados para chegarem à produção em série, mas o IMx deverá ser a base do futuro Leaf SUV e o IMs a inspiração para uma gama alargada do Leaf. Claro que estes modelos serão a base para modelos da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, que vai lançar para as três marcas cerca de doze modelos elétricos até 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)