Na onda do revivalismo: Renault 4 apanhado em testes
Renault 5: 50 mil pessoas na lista de espera

Salão de Paris: Renault apresenta EZ-Ultimo, berlina de luxo autónoma

By on 2 Outubro, 2018

Elétrico, luxuoso e totalmente autónomo, é assim o segundo protótipo apresentado pela Renault no Salão de Paris, depois do K-ZE.

Este é, para a Renault, o veículo que empresas de transporte VIP e particulares com recursos alargados, podem utilizar para fazer a ligação casa/escritório ao aeroporto ou outras zonas servidas por autoestradas e hóteis. É, também, uma excelente ferramenta para sistemas de partilha de veículo. Com 500 quilómetros de autonomia e nível quatro de autonomia (o que autoriza o carro andar sozinho na maior parte das situações), o EZ-Ultimo tem quase seis metros de comprimento (5,8 metros), mais ou menos o mesmo tamanho de um Rolls Royce Phantom. Arrojada a Renault!

Este EZ-Ultimo é o terceiro modelo de uma trilogia que a Renault começou a lançar no Salão de Genebra (EZ-GO), num evento privado há umas semanas e agora no Salão de Paris. O EZ-Go é um carro autónomo com seis lugares que se destina ao trânsito urbano e ao “car sharing”. Depois surgiu o EZ-Pro que é uma espécie de carrinha de entregas rápidas em ambiente urbano, ou seja, de curta distância. Pode ser usada, igualmente, como carrinha de comida. Já o EZ-Ultimo é um modelo de luxo que não está pensado para a mobilidade partilhada, mas sim para uma utilização luxuosa e privada. Uma forma de assegurar serviços Premium com a liberdade da condução autónoma.

O EZ-Ultimo tem uma única porta a todo o comprimento do habitáculo do carro e um tejadilho em vidro que se eleva para ajudar na acessibilidade. O interior está desenhado como um “lounge” e está inspirado nos modelos Renault antes da guerra mundial, celebrando os 120 anos da marca francesa, tendo uma espécie de cadeira larga e um sofá para duas pessoas, forrado a veludo, com chão em madeira. Luze e som ambiente são controlados por um comando rotativo que surge em duas consolas que aparecem se os passageiros quiserem. O wi-fi trabalha permanentemente e há carregamentos com e sem fios um pouco por todo o lado e ainda uma 2dock” para tablets, tendo acesso aos serviços do EZ-Ultimo.

Da trilogia apresentada pela Renault, este será o que mais dificuldade terá de ver a luz do dia como modelo de produção, já que o EZ-Go e o EZ-Pro fazem muito mais sentido. E para que isso seja possível, a Renault já tem em testes alguns Zoe com condução autónoma e a marca prevê que existam testes públicos já em 2019, com a tecnologia a ser oferecida a partir de 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)