Salão de Tóquio: Toyota revela GR HV Sports e Tj Cruiser

By on 7 Outubro, 2017

 

Destaques da Toyota no Salão de Tóquio

A Toyota decidiu aplicar o seu conhecimento em propulsão híbrida no desenvolvimento de dois protótipos que serão apresentados no Salão de Tóquio (28 de Outubro a 5 de Novembro), o desportivo GR HV Sports Concept e o crossover Tj Cruiser. De acordo com a Toyota os dois modelos não deverão passar à produção em série.

Toyota GR HV Sports

O GR HV Sports é um desportivo inspirado no Toyota 86 coupé, mas com carácter próprio. A frente é caracterizada por faróis LED organizados em linhas sobrepostas e saídas de ar no capô; na traseira salta à vista o difusor e o escape central hexagonal; o tejadilho targa é uma homenagem ao Toyota Sports 800 e ao Supra. Jantes em alumínio e a cor preto mate conferem ao Toyota GR HV Sports uma saudável agressividade.

Toyota GR HV Sports

No interior, a variedade de botões da consola central transmite um ambiente de competição. O condutor pode alternar entre modos de transmissão manual e automático. As mudanças automáticas são escolhidas pressionando visíveis botões centrais. Outro pormenor interessante diz respeito ao botão de ignição que está localizado na alavanca das mudanças manuais.

Toyota GR HV Sports

As letras ‘GR’ representam Gazoo Racing, o departamento de competição da Toyota, enquanto ‘HV’ indicam que o veículo é híbrido (Hybrid Vehicle), um sistema de propulsão que o modelo Toyota Prius popularizou. No entanto o motor do GR HV Sports nada tem a ver com o do Prius. O protótipo está equipado com o ‘Toyota Hybrid System-Racing’, um sistema de propulsão híbrido utilizado pelo Toyota TS050, um veículo de competição que participa nas 24 horas de Le Mans e no Campeonato do Mundo de Endurance. A bateria está colocada no centro do automóvel para proporcionar melhor controlo e performance.

Toyota GR HV Sports

Toyota Tj Cruiser

Num registo mais pragmático a Toyota apresentará o Tj Cruiser, um conceito monolítico que combina o espaço de uma carrinha comercial ligeira com as vantagens e carácter de um SUV.

O ‘T’ representa toolbox (caixa de ferramentas) numa alusão ao design de “caixa”, enquanto o ‘j’ significa joy (alegria), numa referência ao que os ocupantes poderão sentir ao explorar novas rotas e destinos com o Tj Cruiser. Mas talvez o que verdadeiramente confere credibilidade às capacidades todo-o-terreno é facto da designação deste protótipo incluir o nome ‘Cruiser’, tal como o Toyota Land Cruiser.

Toyota Tj Cruiser

“O Tj Cruiser foi concebido para condutores cujos estilos de vida misturem prazer e trabalho,” afirmou a Toyota. “Simboliza um novo tipo de veículo”

O design exterior é caracterizado por uma forma quadrada, que lembra uma carrinha utilitária, uma elevada distância ao solo, e uma frente assertiva, características típicas de um SUV. O capô, tejadilho e guarda-lamas são construídos com materiais especiais mais resistentes a riscos e sujidade.

Toyota Tj Cruiser

Os bancos traseiros e o do passageiro dianteiro podem ser totalmente rebatidos permitindo ao Tj Cruiser carregar objectos até 3 metros de comprimento, como por exemplo pranchas de surf; as largas aberturas (traseira e laterais) facilitam o carregamento e descarregamento de objectos de grandes dimensões como bicicletas e a entrada e saída de pessoas; estão colocados pelo habitáculo vários pontos onde é possível prender cintas para segurar carga, e a almofada do banco traseiro situado atrás do condutor pode ser levantada para criar um espaço dedicado a arrumar pequenos objectos como compras de super mercado.

Toyota Tj Cruiser

O Tj Cruiser é propulsionado por um sistema híbrido com um motor de combustão de 2 litros, disponibiliza tracção parcial (eixo dianteiro) ou integral e assenta na plataforma de última geração TNGA.

Toyota Tj Cruiser

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)