Scania destrói Volkswagen Golf para testar a resistência de baterias

By on 26 Novembro, 2020

Não é a primeira vez que vemos testes de colisão entre diferentes tipos de viaturas, mas no caso deste vídeo dos testes realizados pela Scania no seu camião elétrico podia ter sido utilizado um veículo próprio para este fim, uma estrutura que, visualmente, não é mais do que um chassis e quatro rodas.

Apesar disso, a Scania achou boa ideia destruir um Volkswagen Golf para reproduzir, em condições de segurança, um acidente real em que um automóvel embate na lateral no camião, atingindo diretamente o pack de baterias. No entanto, um acidente que ocorre durante 5 segundos demorou meses a preparar, com inúmeras simulações e outros testes a antecedê-lo.

As baterias, tal como os habitáculos dos automóveis modernos, estão protegidas por uma estrutura deformável com elevada capacidade de absorção de energia que consegue também encaminhá-la para outros componentes menos críticos. Segundo a marca sueca, o objetivo deste teste não era aprender com os resultados, mas sim confirmar o que concluíram durante os testes prévios em simulador.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)