Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa
Economia Circular: Renault aposta no recondicionamento de peças para elétricos

SCOOP – A infraestrutura da Renault para veículos autónomos

By on 4 Dezembro, 2017

O SCOOP (de «Sistema Cooperativo») é um projeto piloto de implementação, em condições reais de circulação, da conectividade entre veículos (V2V) e entre veículos e infraestruturas (V2X). Este projeto é desenvolvido em parceira com diferentes atores em França, incluindo organismos oficiais do governo, coletividades, gestoras de infraestruturas, universidades e centros de pesquisa e estudos científicos. No quadro do projeto SCOOP, o Grupo Renault vais testar novas tecnologias no Renault Mégane.

«O objetivo prioritário é propor aos nossos clientes e, em particular, aos clientes de frotas, automóveis que melhoram a segurança na estrada e tornam mais fluída a circulação: automóveis que comunicam entre eles e emitem alertas, em tempo real, em caso de perigo, acidentes ou congestionamentos. As gestoras de infraestruturas transmitem, também, aos automóveis, as informações sobre a circulação, trabalhos na via, velocidade autorizada e eventuais acidentes ou obstáculos na via.» afirma Christine Tissot, chefe do projeto SCOOP no Grupo Renault.

Projeto SCOOP

A frota de Mégane equipada com o protocolo SCOOP utiliza tecnologias que antecipam os automóveis autónomos e conectados do futuro, com captores e calculadores que recolhem e processam várias informações, como a velocidade, o ângulo do volante, a potencial perda de aderência devido às condições climatéricas, o desencadear dos airbag, etc.. Se for detetado um problema, o automóvel emite, automaticamente, uma mensagem de alerta (através de um protocolo de alto desempenho com as mais recentes tecnologias ITS(1) G5) a todos os automóveis equipados com o SCOOP e para as unidades fixas existentes ao longo das estradas. No caso de um acidente significativo, estas unidades fixas informarão as equipas de socorro. No quadro da pré-implementação do projeto, estas unidades fixas serão distribuídas ao longo de 2 000 km de estradas em França.

Projeto SCOOP

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)