SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Seat 127 comemora 50 anos e junta-se ao novo Ibiza para descobrir o que evoluiu

By on 1 Maio, 2022

Entre o Seat 127 que chegou ao mercado em 1972 e o Seat Ibiza atual há 50 anos de diferença, e colocá-los lado-a-lado, é uma oportunidade única para descobrir o que evoluiu.

Apresentado em 1972, o Seat 127 vendeu mais de 1,3 milhões de unidades e foi o modelo mais desejado da marca até à chegada da primeira geração do Seat Ibiza. E agora, encontram-se na estrada, para que se comparem diversas das características dos dois modelos.

Em termos de design, as diferenças são mais que muitas e é até difícil conseguir perceber como se passou de um modelo para outro. Os tamanhos são bastante diferentes, há linhas retas num e formas mais arredondas noutro e as jantes variam entre as 13 e as 18 polegadas.

Na sua altura, o Seat 127 estava disponível em apenas cinco cores, mas destacou-se no público mais jovem pela sua versatilidade e por conceitos como a porta traseira, que oferecia um melhor acesso ao compartimento de carga. Com o Ibiza, há agora versões com cinco portas e com o acesso ao habitáculo bastante melhorado. E quanto a cores para a carroçaria, são agora nove.

O modelo mais antigo oferecia um habitáculo bastante amplo e bem otimizado face ao formato da carroçaria. O para-brisas retangular tinha uma dimensão mais generosa, que oferecia uma melhor iluminação ao habitáculo. Em termos de segurança, o Seat 127 destacava-se por já incluir cintos de segurança de três pontos e tração dianteira, que o tornou mais seguro e fácil de conduzir.

O novo Ibiza também tem tração dianteira e um número infindável de assistentes de condução e sistemas de segurança, que não só facilitam a condução, como protegem os ocupantes do habitáculo da melhor forma possível. Mas aqui, o grande destaque é mesmo o sistema de infotainment, que está sempre conectado e inclui um monitor tátil de 9,2 polegadas.

Outras das grandes diferenças está relacionada com os sistemas de iluminação. No Seat 127, a chegada dos faróis retangulares, oferecia uma iluminação mais eficaz e um visual mais moderno, ainda que, quando comparado com o sistema Full LED do Ibiza, com os característicos traços triangulares de luz branca, pouco ou nada tenha a ver um sistema com o outro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)