Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora
E se o seu seguro ficar mais caro, pois o seu carro cedeu informações à seguradora?

Seat apresenta Leon renovado com novo motor 1.6 TDI de 115 cv

By on 15 Novembro, 2016

A Seat continua a sua maior ofensiva de produto de sempre com o novo Leon, um dos três pilares da marca, juntamente com Ibiza e Ateca. Disponível no início de 2017, o novo modelo traz um desenho mais refinado, mais conetividade, um novo nível de equipamento XCELLENCE e um novo motor 1.6 TDI a gasóleo com 115 cv.

A evolução chega quatro anos depois de ter sido apresentado no Salão de Paris:

“Com o novo Seat Leon, queremos continuar a história de sucesso daquele que é um dos modelos mais emblemáticos da Seat, incluindo mais tecnologia em termos de sistemas de ajuda à condução, sistemas de segurança e, claro, de conetividade”, sublinha o vice-presidente de I&D, Matthias Rabe.

As modificações estéticas concentram-se na secção dianteira, com uma nova grelha, maior, e nos faróis redesenhados, agora com luzes ‘full LED’. De perfil, o nível XCELLENCE inclui uns exclusivos frisos cromados nas molduras das janelas, enquanto na restante gama esses frisos destacam-se em preto. Os para-choques dianteiro e traseiro são também novos e incluem tecnologia LED nos indicadores de mudança de direção e nas luzes de nevoeiro. Novas jantes com novo design também estão contempladas no novo Leon, bem como três cores adicionais: vermelho desire, azul mystery e o roxo boheme.

Novo Seat Leon

No interior há mudanças estéticas que fazem sobressair a nova consola central, com novos estofos em todos os acabamentos e nova iluminação do habitáculo com emissores LED. Todos os materiais são de melhor qualidade no interior e na consola central, que foi ligeiramente elevada e inclui agora travão de estacionamento elétrico.

A influência do Ateca é evidente, com o novo Leon a incluir GPS com um novo ecrã de 8 polegadas e uma nova consola central com toda a conetividade que está presente no SUV, contando com um sistema de carregamento sem fios para smartphones e o sistema de acesso sem chave (para o habitáculo e bagageira), além de muitos outros dispositivos.

Novo Seat Leon

Equipamento

O novo SEAT Leon vai estar disponível em quatro formatos de carroçaria. Cada cliente poderá escolher individualmente a combinação que melhor serve as suas necessidades como condutor: 5 portas, 3 portas SC Coupé, carrinha ST e, por último, a forma mais aventureira X-Perience. Além do nível XCELLENCE, os clientes poderão adquiri-lo numa primeira fase com os pacotes Reference, Style e FR. O Cupra será  a quinta variante.

A gama Seat está repleta de equipamento, embora as especificações sejam ajustadas às necessidades de cada mercado: o nível Style inclui agora ASR, ABS, ESP, XDS, cruise control, jantes de 16 polegadas, climatização de duas zonas, Bluetooth, luzes de dia em LED, Radio Media System Colour com ecrã tátil de 5 polegadas que inclui ranhura para cartão SD, porta USB na consola central, Aux-in, seis colunas, travão de estacionamento elétrico, 7 airbags (2 à frente, 2 laterais, 2 de cortina e airbag de joelhos para o condutor), detetor de fadiga, assistente de arranque “auto-hold”, volante e punho da caixa de velocidades forrados a pele, bancos traseiros reclináveis e rebatíveis em 1/3 e 2/3, espelhos retrovisores aquecidos e elétricos.

Tendo sempre em conta as ligeiras diferenças de mercado para mercado, os níveis FR e XCELLENCE incluem vidros escurecidos, jantes em liga leve de 17 polegadas, faróis full LED com função cornering e de nevoeiro, soleiras de porta em alumínio, o sistema Kessy de acesso com botão de arranque Start/Stop, estofos exclusivos, 2 portas USB (com ficha Apple), ligação aux-in/iPod na consola dianteira, 8 colunas, reconhecimento de voz, câmara traseira, espelhos elétricos, sensor de chuva, luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação do piso e luzes ambiente multicolor, suspensão desportiva (FR), Perfil de Condução SEAT com modos de condução que ajustam a direção, o acelerador e a transmissão (apenas com caixa DSG).

Conetividade

A conetividade, a necessidade de permanente ligação ao mundo digital, é, hoje, uma parte fundamental do estilo de vida urbano de uma grande parte da população. O SEAT Leon garante o mais elevado nível de conetividade com as mais recentes gerações dos sistemas de infotenimento Easy Connect, SEAT Full Link e a exclusiva plataforma SEAT ConnectApp. O Media System Plus, com o seu ecrã tátil de oito polegadas, é a estrela na nova geração de sistemas de infotenimento, enquanto a Connectivity Box na consola central do SEAT Leon, de fácil alcance, permite o carregamento do smartphone por indução e ainda melhora o sinal de receção graças à ligação automática à antena no tejadilho. Também inclui duas portas USB para ligações paralelas com dispositivos compatíveis com MirrorLink ou dispositivos exteriores de música. Além do MirrorLink, o Full Link também é compatível com as funções de Apple CarPlay e Android Auto.

A exclusiva SEAT ConnectApp torna perfeita a utilização do MirrorLink. O condutor estará “sempre ligado”, mas sem precisar de desviar a atenção da estrada. Uma das funcionalidades centrais do sistema é o “Voice Replay”. Esta função de leitura de texto converte as mensagens de e-mail, SMS, Facebook ou Twiter, por exemplo, em voz, lendo-as de forma clara e percetível. E as respostas podem ser “ditadas” através do comando de voz. Outra função exclusiva é a do comando por gestos, cujas capacidades permitem ativar diversas funcionalidades com um simples movimento de dedos no ecrã tátil.

Novo Seat Leon

Motores

A gama de motores do novo Seat Leon abrange um elevado leque de necessidades, incluindo blocos Diesel, a gasolina e GNC (Gás Natural Comprimido). A gama Diesel começa nos 90 cavalos da versão 1.6 TDI , passa pelo TDI de 110 cv (táxis e carrinha ST) e a nova variante de 115 cv do mesmo motor, e vai até aos 184 cavalos no 2.0 TDI.

O novo motor 1.6 TDI de 115 cv pode ser combinado com a versão de cinco portas, com a de 3 portas SC e com a carrinha ST, sem esquecer a derivação mais aventureira da família, o X-Perience, e ser associada à tração dianteira ou ao sistema 4Drive que conta com a quinta geração do diferencial de embraiagens Haldex. As versões 4Drive também recebem suspensão traseira multibraços. Em complemento, estão disponíveis caixas de 5 velocidades manual ou automática de dupla embraiagem DSG com 6 relações (4Drive) ou sete. O binário máximo é de 250 Nm, mas neste caso entre as 1,500 rpm e as 3,250 rpm, e a potência de 115 cavalos mantém-se constante entre as 3,250 rpm e as 4,000 rpm. O consumo médio, dependendo da carroçaria, dimensão das jantes e sistema de tração, oscila entre os 4.0 litros e os 4.3 litros para cada 100 km, enquanto as emissões de CO2 ficam entre os 105 e os 115 g/km de CO2.

No que diz respeito aos motores a gasolina, a gama de potência abrange os 110 a 180 cavalos, com o destaque para chegada do 1.0 TSI tricilíndrico com 115 cavalos. No meio da gama está o 1.4 TGI, que pode funcionar com GNC que produz baixo nível de emissões. Abaixo, a gama a gasolina esquematizada.

A inclusão do 1.0 TSI de 115 cv segue a atual tendência de redução do tamanho dos motores e está equipado com injeção direta, turbocompressor, intercooler, variador de fase e sistema start-stop. Associado à caixa manual de 6 velocidades, o Leon 1.0 TSI consome 4.4 litros por cada 100 km com emissões de CO2 de 102 g/km, números que se confirmam na versão equipada com caixa automática DSG de 6 velocidades. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9.5 segundos (no SC), 9.6 (5 portas) e 9.8 segundos (ST). Tem uma velocidade máxima de 202 km/h e debita não menos de 200 Nm entre as 2,000 rpm e as 3,500 rpm. A sua tecnologia é referencial para qualquer fabricante de motores em qualquer parte, destacando-se pelo baixo ruído e ausência de vibrações apesar da ausência de veio de equilíbrio.

Motores Diesel  (oferta em Portugal)

  CV Nm / rpm Vmax/km/h 0-100/s CO2
1.6 TDI 115 250 / 1500–3250 197 9,8 105-115
2.0 TDI 150 340 / 1750–3000 213-215 8,4 110-120
2.0 TDI 184 380 / 1750–3000 226-228 7,5 118-120

*baseado na carroçaria 5 portas

 Motores Gasolina (oferta em Portugal)

  PS Nm / rpm Vmax/km/h 0-100/s CO2
1.0 TSI 115 200 / 2000-3500      202 9.6 102
1.4 TSI 150 250 / 1500-3500      215 8.0 113-1118

*baseado na carroçaria 5 portas 

Novo Seat Leon

Tecnologia: a mais avançada em sistemas de assistência

Seguindo-se ao lançamento do Ateca,  é agora a vez do Leon receber a bordo os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos:

Sistema de Assistência em Trânsito: esta função de assistência torna muito mais confortável o pára-arranca citadino. Ao ritmo alucinante dos congestionamentos este sistema do novo Leon acelera e trava automaticamente, dentro de certos limites. A velocidades mais elevadas de até 60 km/h, o sistema garante assistência no controlo de velocidade e na manutenção da faixa de rodagem. Esta funcionalidade automática exige que as mãos do condutor se mantenham no volante.

ACC com Front Assist: O Cruise Control Adaptativo ACC ajusta automaticamente a distância ao veículo da frente dentro dos limites do sistema. Especialmente em viagens de autoestrada, desenvolve um papel fundamental no alívio do stress do condutor, contribuindo para uma condução mais relaxada. Dentro de um certo limite de velocidade, o sistema integrado Front Assist (Assistente de Travagem) consegue travar autonomamente em situações de perigo.

Uma das funções do sistema Front Assist é o da função de Travagem de Emergência em Cidade com Proteção de Peões. Enquanto o Front Assist opera a velocidades elevadas de forma a avisar o condutor quando conduz muito próximo do veículo da frente com risco de acidente, e travando automaticamente se necessário, a Travagem de Emergência em Cidade assume esta mesma função no tráfego urbano. Anteriormente, a função de Travagem de Emergência em Cidade apenas reconhecia veículos. No Novo Leon, o sistema foi desenvolvido de forma a reagir, também, aos peões.

Segurança em autoestrada: o Front Assist recorre a um radar embutido na secção dianteira para monitorizar em contínuo o trânsito à frente. O sistema ajuda o condutor em situações críticas, preparando os travões e avisando sobre a necessidade de reação com sinais acústicos e visuais. Numa segunda fase, faz uma breve travagem. Se o condutor travar de forma demasiado branda, o Front Assist gera a pressão de travagem necessária para evitar a colisão. Se, ainda assim, o condutor não reagir, o Front Assist aplica a travagem automática necessária.

Segurança na cidade: A Travagem de Emergência em Cidade com função de Proteção de Peões é uma extensão das capacidades do Front Assist que monitoriza a área diante do Novo Leon a velocidades de até 65 km/h. Na eventualidade de uma emergência, o sistema trava o veículo instantânea e automaticamente. O desenvolvimento na combinação do Front Assist com a Travagem de Emergência em Cidade e com o Reconhecimento de Peões funciona em rede para, com a câmara dianteira do Novo Leon, identificar os peões nas bermas e na estrada, o que acontece pela primeira vez. Se o sistema de Travagem de Emergência em Cidade com o de Reconhecimento de Peões identificar o risco de poder colidir com um peão, emite um sinal visual e acústico ao condutor. Se o condutor não reagir a este aviso, o sistema ativa a travagem de emergência.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito: Não volte a falhar um limite de velocidade graças à câmara no habitáculo e ao ecrã no painel de instrumentos. Os sinais de trânsito são reconhecidos de forma fiável e mostrados no ecrã do painel de instrumentos e do sistema de navegação.

Assistente de Emergência: esta nova função é ativada em caso de uma emergência médica, por exemplo: se o condutor permanecer inativo durante um certo período, o veículo emite um aviso luminoso, depois acústico e finalmente um breve toque de travões. Se, ainda assim, não houver reação, o Novo Leon abranda até parar, mantendo-se na faixa e ligando as luzes de emergência e o travão elétrico de estacionamento.

Assistente de Máximos: Este sistema de assistência garante a iluminação ótima da estrada – particularmente se combinado com os potentes faróis LED – sem encadear ou perturbar o trânsito à frente. A câmara colocada no espelho retrovisor interior identifica o trânsito na frente próxima ou em sentido contrário, ajustando o foco das luzes de acordo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)