Seat apresenta quatro dicas para otimizar um híbrido plug-in no inverno

By on 22 Janeiro, 2021

As baixas temperaturas afetam os veículos em geral, mas em especial os carros híbridos plug-in e elétricos no que diz respeito a desempenho das baterias. De modo a ajudar os clientes, a Seat lançou um vídeo com quatro dicas que podem ser úteis para otimizar o seu carro híbrido plug-in durante este inverno.

Em primeiro lugar, tente realizar o carregamento com o veículo quente. Isto porque, a autonomia em modo elétrico pode ser afetada com as temperaturas baixas. “O frio afeta o desempenho da bateria devido aos efeitos eletroquímicos que ocorrem dentro das células de iões de lítio”, revela Francesc Sabaté, Responsável de Desenvolvimento de Sistemas de Energia da Seat. “É aconselhável carregar a bateria em zonas interiores com temperaturas menos frias e colocar o veículo a carregar logo após a condução, que permite manter a temperatura da bateria e, assim, melhorar o desempenho do processo de carregamento”, acrescentou.

Depois, não se esqueça do ar condicionado pré-condicionado. “Com o veículo ainda ligado ao ponto de carregamento, e alguns minutos antes da utilização, é aconselhável pré-condicioná-lo utilizando as funções de aquecimento remoto”, ou ainda, “ativando o aquecimento de bancos e volante”, refere Sabaté. “Desta forma, o interior do veículo estará aclimatizado quando entrar no mesmo, sem necessidade de utilizar a bateria para realizar esta ação quando se iniciar a viagem”.

Outro ponto importante passa por arrancar com o motor a combustão. “O veículo irá ligar o motor de combustão e, desta forma, a temperatura correta será alcançada para o uso da bateria”, aconselha o engenheiro. Por fim, uma condução suave é importante para reduzir os consumos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)