SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

A Seat apresentou o seu veículo mais seguro de sempre, o Leon Cristobal

By on 15 Novembro, 2017

Entre 14 e 16 de Novembro, a Seat desvende as suas mais recentes propostas de mobilidade inteligente na Smart City Expo World Congress 2017. Os desenvolvimentos apresentados pretendem mostrar as soluções para cada um dos quatro pilares do Plano de Mobilidade Urbana de Barcelona, que visa alcançar uma mobilidade segura, eficiente, sustentável e equitativa.

No âmbito da mobilidade segura, a Seat apresentou o Leon Cristobal, o veículo mais seguro da sua história. Este “anjo da guarda” em formato de protótipo está equipado com avançados sistemas de segurança que contribuem para reduzir as principais causas de acidentes rodoviários, como cansaço, excesso de velocidade e consumo de álcool. Estes factores são responsáveis por 80% dos acidentes.

Durante o evento, os principais sistemas de segurança foram demonstrados por Stefan Ilijevic, responsável pelo departamento de Patentes e Inovação da Seat.

O Seat Leon Cristobal integra um alcoolímetro. Através do assistente “Mentor”, o veículo pode ser programado para manter-se bloqueado até o condutor provar a ausência de álcool na sua corrente sanguínea. O “Mentor” permite ainda a estipulação de um limite de velocidade que não pode ser ultrapassado pelo automóvel.

Quando o veículo detecta uma travagem brusca, uma câmara dianteira regista os últimos 10 segundos de condução, e informação relacionada com velocidade, aceleração e travagem é guardada. O vídeo é enviado directamente para um smartphone seleccionado e pode ser utilizado para clarificar situações de acidente.

Graças ao sistema “Display Mirror”, ao tocar no retrovisor, o condutor pode activar uma câmara traseira que transmite imagens vídeo da área posterior ao veículo, eliminando assim possíveis pontos cegos.

De acordo com Stefan Ilijevic, cerca de 36% dos acidentes estão relacionados com distracções, os telemóveis são uma das principais causas. O sistema “Eyes Track” detecta quando o condutor não está a olhar para a estrada, nesta situação o sistema lê em voz alta as mensagens recebidas e através de controlo por gestos pode responder usando mensagens pré-configuradas.

Stefan afirma que 80% dos acidentes ocorrem devido a erro humano. De forma a minimizar erros cometidos pelo condutor, o Seat Leon Cristobal está equipado com uma função “Anjo da Guarda” que activa os 15 sistemas de segurança do veículo. Através desta função, o banco do condutor vibra se a distância de segurança para o carro da frente não estiver a ser respeitada e se forem detectados sinais de cansaço por parte do condutor. Adicionalmente, é emitido um aviso sonoro caso o limite de velocidade máxima da área seja excedido.

Quando o carro é desligado, é enviada uma mensagem para lembrar a presença de passageiros, crianças ou animais no banco traseiro. Se o veículo for trancado com eles no interior, a temperatura é automaticamente regulada e é enviada mais uma mensagem de aviso. Se mesmo assim o condutor não reagir, o alarme é accionado.

Segundo Stefan Ilijevic, o Seat Leon Cristobal, baptizado em homenagem ao padroeiro dos condutores, representa uma óptima solução para a fase de transição em direcção à condução autónoma.

Vídeo: Seat Leon Cristobal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)