VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Euro NCAP vira-se contra os botões digitais: Pontuação de 5 estrelas poderá ser negada sem certos botões físicos

Seat Arona recebe nota máxima nos testes Euro NCAP

By on 9 Novembro, 2017

O novo SEAT Arona alcançou os resultados mais elevados possíveis nos exigentes testes de segurança do Euro NCAP, juntando-se aos restantes três modelos bandeira, o Ateca, Leon e Ibiza. A SEAT comprova, mais uma vez, os elevados padrões de segurança garantidos por todos os seus modelos.

O novo SEAT Arona é mais um novo elemento da gama SEAT integrado na maior ofensiva de produto alguma vez implementada pelo fabricante espanhol, na qual sobressai o Leon com o seu novo facelift, bem como o novo Ibiza, o Ateca e o grande SUV, que será revelado em breve com lançamento agendado para 2018.

A obtenção das cinco estrelas nos prestigiantes e independentes testes de segurança da Euro NCAP reforça o mérito dos resultados, sujeitos a normas de crescente exigência nos últimos meses. O Euro NCAP sujeita os novos modelos lançados no mercado a uma série de testes, cada vez mais rigorosos e exigentes. Por exemplo, para se obterem resultados fiáveis na proteção das crianças, são usados “crash test dummies” que simulam o corpo de crianças entre os 6 e 10 anos de idade. Os impactos frontais e os laterais, numa barreira a 75 graus, são agora mais severos. Tal como estes critérios, a gama de manequins utilizada nestes testes alargou-se, e a bio fidelidade dos mesmos foi adaptada de forma a refletir de modo mais objetivo as consequências reais de um acidente.

Em cada uma das baterias de testes que compõem as provas de segurança do Euro NCAP, o novo SEAT Arona obteve excelentes resultados, destacando-se na proteção dos ocupantes e dos peões. Os sistemas de assistência à condução mostraram-se igualmente excecionais; e a eficiência do Sistema de Travagem de Emergência (AEB) e o Front Assist sobressaem especialmente nesta área. Com o recurso à tecnologia por radar em conjunto com as mais recentes versões de ABS e ESC, que não reage apenas a outros veículos, mas também perante peões. Analisando todos os dados, o veículo consegue travar automaticamente de forma rápida e segura.

Os testes de colisão Euro NCAP tornaram-se muito mais exigentes a partir de 2016, não apenas na segurança ativa, mas também na segurança passiva e preventiva. O novo SEAT Arona recebe agora pré-tensores e limitadores de força nos cintos de segurança dianteiros e traseiros. Estes sistemas trazem benefícios importantes na resposta aos mais exigentes desafios na segurança das crianças, já que os pré-tensores reduzem a folga do cinto de segurança à volta do tronco e pélvis do passageiro no momento do impacto, garantindo a melhor retenção tanto para adultos como para crianças. O Isofix e os pontos de fixação Top Tether no banco traseiro são fornecidos de série no SEAT Arona, bem como o limitador de velocidade, terceiro encosto de cabeça traseiro, aviso de colocação de cinto de segurança em todos os lugares e ainda os seis airbags.

Fabricado em Barcelona sobre a plataforma MQB A0, o novo SEAT Arona vai além dos resultados padrão exigidos pelo Euro NCAP, oferecendo Hill Hold, luzes automáticas, travagem multicolisão, monitorização da pressão dos pneus, luzes de dia fornecidas de série, cruise control adaptativo, bem como alerta de tráfego traseiro, deteção de ângulo morto e estacionamento com park assist para estacionamento transversal ou paralelo.

Vídeo: Euro NCAP Crash Test of Seat Arona

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)