SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Seat Arona revelado em Espanha

By on 26 Junho, 2017

Texto: Álvaro Mendonça

A SEAT apresenta hoje o seu SUV de segmento B, em Arona, a localidade espanhola que dá nome a este seu novo modelo, que terá o Renault Captur, Peugeo 2008 e o novo Citroen C3 Aircross, entre os seus rivais mais fortes.

O evento de apresentação estática do Arona, revelará as formas definitivas do pequeno SUV subcampacto e as principais características técnicas e níveis de equipamento disponíveis.

Para já, sabe-se que o Arona terá uma silhueta próxima do seu irmão maior Ateca e que será, no seio do grupo Volkswagen, um gémeo do VW T-Roc e do Skoda Karoc, com os quais partilhará a plataforma MQB AO (que o grupo estreou no novo SEAT Ibiza), motores, caixas de velocidades e outros elementos técnicos.

Apesar de só ao final da tarde haver confirmações, a gama de motorizações deverá incluir os motores gasolina turbo 3 cilindros 1.0 TSI 115 cv e o bloco de 4 cilindros 1.5 TSI 150 cv, e o turbodiesel 1.6 TDI declinado nas variantes de 95 cv e 110 cv, que poderão ser associados a caixas manuais ou automáticas de dupla embraiagem DSG.

O interior e os níveis de equipamento deverão alinhar-se pelo novo SEAT Ibiza, incluindo os sistemas de informação e entretenimento, com conectividade assegurada através de Apple CarPlay e Andoid Auto e carregamento das baterias dos smartphones em fios por indução.

O segmento B-SUV é atualmente responsável por 1,1 milhões das vendas anuais de automóveis novos na Europa (correspondentes a cerca de 7% do mercado), prevendo-se que venha a expandir-se para mais de 2 milhões até 2020. Em termos de volume de vendas, espera-se que o mercado dos B-SUV ultrapasse o dos C-SUV até 2020, altura em que mais de uma em cada 10 viaturas novas vendidas na Europa serão deste segmento.

Esta é a a razão porque cada vez mais marcas estão a apostar neste segmento, onde o Renault Captur, Peugeot 2008, Nissan Juke, Fiat 500X. Mini Countryman, Audi Q2 e Jeep Renegade são alguns dos protagonistas mais fortes. Este mês, a Citroen apresentou-se com o novo C3 Aircross, a Hyundai com o Kauai e a Kia com o Stonic, num lote de novidades que até ao final do ano será alargado com a chegada do Skoda Karoc, VW T-Roc e SEAT Arona, três modelos do Grupo Volkswagen.

O Arona será oficialmente apresentado no próximo Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro, e começara a chegar aos mercados europeus a partir de dezembro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)