SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Seat Ibiza e Arona – investimento de mais de 900 milhões

By on 24 Abril, 2017

A Seat não está para brincadeiras e fez um investimento de mais de 900 milhões de euros para a conceção dos seus novos modelos Ibiza e Arona. Uma aposta financeira que faz parte do plano estratégico de investimento que totaliza 3.3 mil milhões de euros até 2019 .

O Presidente da Seat, Luca de Meo, explicou que a maioria do capital foi alocado ao desenvolvimento de ambos os modelos e à adaptação da fábrica de Martorell, de forma a poder acomodar a produção destes carros: “Este investimento demonstra o nosso compromisso para o desenvolvimento económico do país e confirma a nossa liderança como o maior investidor industrial em I&D. Estamos a investir somas sem precedente para o lançamento de novos modelos. A Seat desempenha um papel chave em termos de investimento, tecnologia, indústria e emprego, bem como na criação de riqueza e prosperidade”.

O desenvolvimento será feito em exclusivo em Barcelona, com o o novo Ibiza a ser produzido na Linha 1 de Martorell, a fábrica que produz o maior número de veículos em Espanha, o qual vai coexistir alguns meses com a 4ª geração do veículo. A partir do segundo semestre de 2017, esta mesma linha de produção vai acomodar a montagem do novo Seat Arona, o novo crossover compacto da marca. Tanto a 5ª geração do Ibiza como o novo crossover compacto da marca vão usar a nova plataforma modular MQB A0. Em Martorell são também produzidos o Seat Leon e o Audi Q3.

“Sermos os primeiros a utilizar a nova plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen constitui um marco para a Seat e para a fábrica de Martorell. Esta tecnologia oferece-nos maior flexibilidade já que nos permite construir vários modelos com diferentes formatos na mesma plataforma. Além disso, concentrar o volume de produção num único segmento, com o Ibiza e mais tarde com o Arona e o Audi A1, é uma excelente notícia para a indústria de suporte, dado que o volume de compras nos fornecedores nacionais vai aumentar”, afirmou Luca de Meo.

Crescimento em bom plano

A Seat continua uma boa caminhada, com os mais recentes resultados financeiros a confirmarem o caminho da empresa para o crescimento sustentável. A Seat apresentou recentemente os melhores resultados financeiros da sua história, com um lucro operacional recorde de 143 milhões de euros. O lançamento de 4 novos modelos entre 2016 e 2017 resultou num valor recorde em investimentos e gastos de I&D, o qual atingiu o ano passado mais de 850 milhões de euros. Contabilizando desde 2012, o valor totaliza 3 mil milhões de euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)