SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Seat revela como são feitos os moldes das peças dos seus veículos

By on 5 Dezembro, 2019

A casa espanhola chama-os de artesãos, aqueles que com precisão milimétrica e alta qualificação, criam manualmente os moldes que darão vida às diversas peças dos modelos da Seat.

As suas mãos criam peças únicas, mas, em vez de serem exibidas num museu, o seu trabalho pode ser admirado diariamente nas ruas e nas estradas. Eles são responsáveis por criar os moldes das portas e capôs dos modelos da Seat. 

Um único molde para milhares de criações:para que a porta de uma viatura seja perfeita, ela deve ser criada num molde perfeito. Estes são moldes únicos que, por exemplo, dão vida a todas as portas da frente de um modelo. Se a matriz tiver uma imperfeição, esta será repetida em todos os veículos. Os fabricantes de moldes da Audi Tooling Barcelona, empresa parceira encarregada de os criar para a Seat, garantem que isso nunca acontece.

José Barba tem mais de 25 anos de experiência na criação de moldes: “éum trabalho muito meticuloso, que se aprende com a experiência.”Para verificar se as matrizes são perfeitas, uma impressora de 2.550 toneladas cria a primeira peça. É aí que começa o trabalho dos artesãos. A sua visão e o seu tato experientes são as chaves nesta primeira fase. 

A luz é um recurso valioso: “Usamos os nossos sentidos e a experiência nos testes iniciais, mas, à medida que progredimos, devemos recorrer a outros métodos que nos ajudam a detectar pormenores visualmente imperceptíveis”, explica José Barba. Um túnel de luz com 5.000 luzes/ m2 é o seu melhor aliado. Qualquer desvio no reflexo projetado nas peças de teste mostram onde as correções devem ser feitas. Mais uma vez, as suas mãos começam a trabalhar na matriz. O seu trabalho não estará terminado até que o molde seja perfeito. 

Dois anos para alcançar a perfeição:a dedicação dada a cada matriz leva-os a passar quase dois anos em cada uma das peças, que são testadas continuamente após inúmeros processos de retificação e polimento. Isso continua até que estejam prontas para criar portas impecáveis. “Ver o trabalho terminado depois de tanto esforço é uma enorme satisfação. Enche-me de orgulho ver um novo modelo na estrada, sabendo que as suas peças são perfeitas e que o excelente resultado foi alcançado em parte graças às nossas mãos”, confessa José García.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)