CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia
SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos

SEAT S.A. encerra 2021 com saldo positivo

By on 13 Janeiro, 2022

As marcas da Seat S.A. tiveram um aumento de vendas de 10,3%, com a Cupra a triplicar os seus números e a crescente procura por modelos eletrificados a dar uma ajuda.

A crise dos semicondutores e o clima de pandemia em que ainda vivemos continuam a ser os dois maiores pesadelos da indústria automóvel e a SEAT S.A. refere justamente isso no seu comunicado. Ainda assim, 2021 terminou com mais de 470 mil automóveis vendidos, o que representa uma subida de 10,3% face ao ano anterior.

Um dos maiores responsáveis por estes valores foi o novo Cupra Formentor, que ajudou a nova marca a praticamente triplicar os seus números de vendas registando um valor total de 79.300 veículos. Ou seja, um valor que fica 184% acima dos valores registados em 2020.

Além disso, a crescente procura por modelos eletrificados também levou os consumidores a explorar as novas propostas das marcas espanholas, sendo que 41% das vendas da Cupra em 2021 são referentes a opções eletrificadas.

Nas palavras de Wayne Griffiths, o CEO da Seat e da Cupra “2021 não foi o ano que esperávamos. Depois de trabalharmos arduamente para combater os efeitos da crise da COVID-19, a nossa atividade foi severamente afetada pela falta de semicondutores. A procura de modelos Seat e Cupra regressou aos níveis pré-pandémicos, e a escassez de semicondutores está a criar frustração entre os nossos clientes devido aos elevados tempos de espera de entrega que têm de enfrentar. Esperamos ver uma recuperação progressiva na oferta e estabilização da produção de veículos em 2022, e estamos otimistas para este ano. Os nossos clientes continuam a ser a nossa principal prioridade e faremos o nosso melhor para corresponder às suas expectativas”.

O principal mercado da Seat S.A. continua a ser a Alemanha, onde foram registadas mais de 104 mil unidades, seguindo-se Espanha com 81.800 automóveis e o Reino Unido com mais de 50 mil.

Se nos restringirmos à marca Cupra, a ordem de mercados é idêntica, com o novo Formentor a encabeçar a lista de vendas, ainda que o novo Born, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca, também já conte com mais de três mil unidades entregues aos seus clientes, desde que iniciou a sua comercialização no passado mês de novembro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)