SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Seat Tarraco protege os ciclistas detetando-os à distância

By on 17 Dezembro, 2018

Como é que funciona um sistema que consegue detetar à distância ciclistas na estrada? Simples: o radar dianteiro do carro está programado para detetar a presença de ciclistas e, mediante a velocidade e a trajetória dos mesmos e do Tarraco, desencadeia uma série de ações tendentes a evitar uma eventual colisão.

Assim que deteta um ciclista em 1,5 a 2 segundos emite um sinal acústico e luminoso que, se o condutor nçao reagir, aciona a travagem de emergência em 0,8 a 1 segundo antes que o acidente aconteça. Por exemplo, a 72 km/h o carro inicia a travagem 20 metros antes da eventual colisão.

O sistema é uma preciosa ajuda, mas não iliba o conduto da responsabilidade de estar atento e antecipar uma eventual colisão. O sistema existe para ajudar e não substituir o condutor. Conforme sublinha Esteban Alcantara, responsável pela segurança ativa da Seat, “este tipo de assistentes, em nenhum caso, subsituem a obrigação do condutor permanecer atento à estrada, respeitar as normas de circulação, reduzir a velocidade e manter a distância de segurança ao ultrapassar um ciclista.” Tony Gallardo, designer da Seat e um adepto do ciclismo lembra que “somos cada vez mais aficionados deste desporto, por isso é fundamental apostarmos na convivência em estrada, garantindo segurança para todos.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)