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Renault Scenic: Primeiro ensaio

Seat testa Ateca em condições extremas

By on 11 Outubro, 2016

A Seat deslocou 50 engenheiros para realizarem 80 testes e 25.000 quilómetros de condução ao novo Ateca. Número impressionante, sem dúvida, mas que ganham um peso maior se considerarmos que tudo isto foi feito em apenas três… semanas de trabalho! Ao longo desse período, a marca espanhola do Grupo Volkswagen realizou vários exercícios com 40 unidades do seu primeiro SUV, à venda em Portugal desde junho e a partir de 26.261 euros (1.0 TSI 115cv Start/Stop):

1) teste de tração e de descida, para testa os sistemas de controlo de tração em declives de 35%, avaliando o comportamento do Hill Descent Control (HDC) – um sistema que garante uma velocidade de descida controlada sem que o condutor tenha que acionar o pedal do travão e que chega a anular a função de ABS, se necessário;

2) teste de reboque, para comprovar a eficácia do Trailer Stability Program, um dispositivo que ajuda a manter estável um automóvel quando atrela outro veículo.

3) teste Klapper, para confirmar que todos os componentes (cerca de 3000) estão em perfeita harmonia e de que não existem ruídos incómodos para os passageiros, independentemente do tipo ou condições da superfície que o carro enfrenta.

4) teste de resistência ao pó, utilizando um veículo numa estrada não pavimentada de deserto para que este possa levantar uma nuvem de pó e pôr assim à prova a eficiência e a resistência do filtro de ar à poeira no ar de admissão.

5) teste de gravilha, com o Ateca a ser conduzido ao longo de 3.000 quilómetros num percurso específico de gravilha de forma a que se consiga analisar o impacto de objetos nas zonas de projeção, nomeadamente o interior dos guarda lamas, áreas inferiores da carroçaria e superfícies interiores e externas dos para-choques. O objetivo é garantir que todas as peças resistem ao período de vida útil do veículo.

Com cerca de um mês de provas e mais de 80 verificações realizadas, as viaturas ensaiadas foram testadas em todas as suas possíveis configurações para que nada fique ao acaso. Graças aos testes extremos completados por centenas de engenheiros e de técnicos em todo o mundo, a Seat espera garantir que os futuros condutores do Ateca se encontrem ao volante de um automóvel fiável em qualquer estrada do mundo. A próxima etapa desta fase irá decorrer no inverno, com testes na neve e no gelo.

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