Portugueses aderem mais aos Híbridos Plug-in (PHEV): Crescimento de 37,5%
Eletrificação em Portugal: Elétricos e PHEV ganham força

Sector automóvel em Portugal em ténue sobe e desce…

By on 13 Março, 2017

As notícias referentes ao mês de fevereiro, segundo os mais recentes dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal – não são as mais auspiciosas no que ao Sector Automóvel diz respeito, registando-se um abrandamento na produção de automóveis em Portugal que se veio contrapor à ligeira tendência de subida no mês de janeiro. Em fevereiro foram produzidos um total de 11.401 novas viaturas em solo nacional face às 14.569 do periodo homologo de 2016. Percentualmente traduz-se por um decréscimo de 21,7%. No mês de fevereiro, só o fabrico de veículos pesados regista valores positivos, 59,9%, sendo que a produção de ligeiros de passageiros e de veículos pesados registaram uma descida de 27,4% e 12,7%, respectivamente.

quadro-producao

Falando em valores acumulados, refrentes a janeiro e fevereiro, produziram-se em Portugal um total de 24.008 veículos, ou seja, mais 4,9% do que no período homólogo do ano anterior, com a seguinte distribuição por categorias e tipos: 15.826 automóveis ligeiros de passageiros, mais 10,3% do que em igual período do ano anterior; 7.097 veículos comerciais ligeiros, menos 10,3%; e 1.085 veículos pesados, mais +72,8%.

A produção automóvel em Portugal tem como destino na sua quase totalidade o estrangeiro, com as exportações a representarem 96,9% dos veículos fabricados. A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 78% – com a Alemanha, Espanha, França e Reino Unido no topo do ranking. Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China, com 12,4%, mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis do nosso país.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)