World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo
Volvo mantém a liderança de mercado na Suécia há 65 anos consecutivos

Sede da Lynk & Co inclui um ambiente destinado a inspirar quem o visita

By on 23 Fevereiro, 2023

Seja um trabalhador ou visitante, a passagem pela sede da Lynk & Co em Gotemburgo, na Suécia, será bastante marcante, uma vez que todo o ambiente e decoração foram pensados para despertar a arte de criar.

A Lynk & Co autointitula-se como a “rebelde rude” da indústria automóvel e, por causa disso, tentará sempre fazer as coisas de uma forma menos convencional. A sua sede na cidade de Gotemburgo não é exceção, bastando entrar no hall principal para perceber do que estamos a falar. O chão é produzido em betão e o sofá pontilhado assume o papel de peça central. Um gigante “smiley” parece querer passar pela parede para nos cumprimentar e na parte de trás do espaço está em exposição o carro 01. É tudo uma espécie de mistura criativa do cru e do elaborado, mas sempre com um elemento constante de surpresa.

“A Lynk & Co está aqui para perturbar a indústria automóvel, não para se alinhar com ela. Ter um escritório aborrecido está fora de questão. Tem de ser uau! Se não vivemos e trabalhamos de uma forma não conformista, então não somos verdadeiros para a marca. É tudo uma questão de honestidade e autenticidade. Devemos permanecer fiéis à visão, e ela deve permear tudo, desde a oferta até ao escritório. Penso que a nossa equipa de design se superou a si própria”, disse Alain Visser, CEO da Lynk & Co.

“Urban traces” tem sido um mantra para a equipa de design da Lynk & Co e para a empresa local “New Order Arkitektur”, quando se trata de escolher materiais sustentáveis, escolher o mobiliário de escritório reutilizado e criar o interior. Os espaços foram concebidos para se sentirem vividos. Como se já tivessem uma história. E, de certa forma, têm.

Ao colocar as paredes de betão, a equipa disse aos artesãos para deixarem as suas medidas e rabiscos nas paredes e pararem antes de serem feitos. Olhando agora para as paredes, eles ainda deixam vestígios do processo de desenho. E essa é a questão. Fazendo coisas diferentes para inspirar as mentes criativas que ali trabalham.

“Quando escolhemos o chão para o edifício, ficámos realmente nervosos com o empreiteiro. Qualquer que fosse o andar que nos mostrassem, era demasiado arrumado. Demasiado bonito. Queríamos o chão em bruto. E quando nos levaram a um armazém para mostrar como era um chão de betão estragado, apaixonámo-nos. Para eles, foi errado. Para nós, foi errado da forma correta”, disse Alain Visser.

O espaço interior foi concebido pela própria equipa de design da Lynk & Co e pela New Order Arkitektur, e a arte é feita pelo artista sueco EKTA. Foi recentemente galardoado com o prémio de Ouro para “Best Interior Design”, nos “Architecture Collection awards”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)