Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Segunda edição do Toyota Innovation Camp apostou totalmente no hidrogénio

By on 8 Novembro, 2022

O Toyota Innovation Camp é um evento internacional em que a marca aposta totalmente em despertar o interesse e o talento de futuras gerações nas áreas STEM.

A grande maioria das inovações que temos conhecido nos últimos tempos estão quase por completo direcionadas para a área da sustentabilidade, sendo que é cada vez maior a necessidade de novas ideias e uma dose de criatividade colossal para conseguir encontrar algo que seja, realmente, inovador.

Pensando nisso, a Toyota, em conjunto com o seu parceiro JA Europe, voltou a organizar mais uma edição do Toyota Innovation Camp no passado mês de outubro. A ideia passa por reunir jovens talentos das áreas STEM (science, technology, engineering, and mathematics, ou seja, ciência, tecnologia, engenharia e matemática), e tentar captar algumas das suas ideias que possam estar “fora da caixa” e dar origem a novas soluções para o futuro da nossa sociedade.

“Através do Innovation Camp, queremos inspirar e preparar a próxima geração para ter sucesso na economia global – e também na competição – pela sustentabilidade. Ao mesmo tempo, parcerias como a da JA Europe são críticas para nós. Precisamos de garantir que uma diversidade de futuros talentos se desenvolva, o que pode nos ajudar a resolver futuros desafios de mobilidade sustentável.”

Gerald Killmann, Vice-Presidente Sénior de Compras e I&D, na Toyota Motor Europe

O Innovation Camp recruta estudantes do ensino secundário de toda a Europa que estão dispostos a aceitar o desafio de desenvolver soluções para os problemas de sustentabilidade que a nossa sociedade enfrenta. O evento de 3 dias reúne jovens talentos com mentores de negócios que são colaboradores da Toyota. Cada uma das equipas participantes passa por 3 sessões de mentoria, onde os mentores ajudam os alunos a obter uma compreensão mais clara dos principais elementos de inovação e resolução de problemas. Os alunos passam por uma experiência intensa de pensamento e treino na resolução de problemas. Têm ainda a oportunidade de aprender a trabalhar em equipa com tecnologias digitais. No último dia do evento, cada equipa, apresenta o seu projeto perante mentores, júri e público em geral.

Acampamento de Inovação 2022 – Portugal com 2 equipas

O tema do Toyota Innovation Camp 2022 foi a sociedade do hidrogénio – o futuro da indústria automóvel. O hidrogénio pode mudar a mobilidade – e está pronto para fazer ainda mais. Mudar para uma sociedade baseada no hidrogénio pode ajudar a reduzir as emissões de carbono. 10 equipas compostas por 52 alunos de 7 países – Portugal, República Checa, França, Noruega, Espanha, Turquia e Ucrânia aceitaram o desafio: como é que se pode usar o hidrogénio na sua comunidade para acelerar a transição energética e nos transformarmos numa sociedade neutra em carbono?

Equipas participantes e os seus projetos

• Dreamers (Espanha): Carregador portátil movido a hidrogénio que permite que todos recarreguem os seus dispositivos;

• English Forces (Ucrânia): Consciencializar sobre a nossa batalha contra as emissões de carbono usando hidrogénio;

• Hydro Team (Turquia): Sistema de energia usando células de combustível de hidrogénio para pessoas que vivem na parte sul do país;

• Hydrogenz (Portugal): Posto de carregamento de hidrogénio doméstico que funciona com uma rede de transporte versátil;

• Hidroscope (Portugal): Transforme hidrogénio em energia para aquecer casas e abastecer carros;

• Outsiders (Ucrânia): Estação de hidrogénio para reabastecer foguetes;

• Revolution (Turquia): sistema de ar condicionado alimentado por hidrogénio;

• Team MDF (França): Estação de carregamento de hidrogénio para smartphones, laptops e bicicletas elétricas suportada por um aplicativo que localiza os mais próximos onde se pode carregar a qualquer momento e visualiza a pegada de carbono;

• Team Way To Go (República Checa): Comboios movidos a hidrogénio que funcionam sem catenárias;

• VENCEDORES: Equipa Batsfjord (Noruega): Pequena cidade no norte da Noruega pode-se tornar a primeira vila de pescadores com zero emissões de carbono, substituindo os motores a diesel dos barcos de pesca por células a combustível de hidrogénio;

No caso de querer acompanhar um pouco melhor a edição passada do Toyota Innovation Camp 2022, aqui ficam os vídeos de abertura e fecho do evento:

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)