Como os consumidores portugueses vêm o futuro? Mobilidade autónoma, elétricos e propriedade de veículos
Ferrari aposta em Veículos Elétricos, sem abdicar da emoção… ou do som

Segundo nova sondagem, objetivos para os elétricos são inalcançáveis dentro dos prazos definidos

By on 25 Março, 2023

Segundo uma sondagem da Automotive Manufacturing Outlook, encomendada pela ABB Robotics, mais de metade dos inquiridos (59%) responderam que não acreditam que seja possível fazer a transição para os Veiculos 100% elétricos nos prazos definidos.

Há ainda muitas questões sobre os veículos elétricos. Que são o futuro, disso não parece haver dúvida, pois a eletricidade é uma forma “nobre” de energia, que permite elevadas taxas de eficiência, termo fundamental para o futuro energético global. Mas é um cenário que não parece ainda palpável, com a tecnologia a dar saltos gigantes, mas ainda a precisar de evoluir mais. Mais ainda, há cenários em que, atualmente, a escolha de um veículo elétrico pode não ser a melhor opção. Mas tem sido feito um esforço tremendo para acelerar uma mudança que se quer em pleno andamento dentro de pouco mais de 10 / 15 anos. O inquérito da ABB mostra que ainda há dúvidas no setor.

Cerca de 600 especialistas da indústria mundial, de fabricantes de veículos, e fornecimentos a todos os níveis de gestão, engenharia e outros profissionais-chave em todo o mundo automóvel, responderam à sondagem.

28% acreditam prazos eram exequíveis, mas também indicaram que haveria desafios significativos, enquanto 18% acreditavam que os objetivos atuais nunca seriam atingidos. Apenas 11% acreditavam que todos os objetivos para a adoção de VE até 2030-2040 eram realistas.

A sondagem também destacou os desafios envolvidos na adaptação a uma nova cadeia de fornecimento de baterias, citada como uma barreira fundamental por 19% dos inquiridos, enquanto 16% tinham preocupações sobre os elevados níveis de investimento de capital necessário.

A escassez de matérias-primas, que neste momento afeta toda a industria automóvel, as poucas infra-estruturas adequadas e a falta de capacidade da rede elétrica constituem as principais questões ainda por resolver. Por outro lado, a falta de infra-estruturas para carga foi citada como a maior restrição à adoção de VE por mais de um quarto (26%) dos inquiridos, enquanto 17% destacaram os preços elevados dos veículos como a principal barreira ao crescimento de VE.

Apesar de mais de metade dos inquiridos mostrarem muitas interrogações sobre um futuro que aparenta estar a ser apressado, a mudança para uma produção sustentável é vista de forma mais positiva – 80% dizem que é exequível, mas desafiante. Apenas 4% consideraram que tal não seria possível. Dos inquiridos, apenas os que se encontram na América (16%) sentiram que o cumprimento da regulamentação era um obstáculo fundamental (em comparação com 7% na Europa e apenas 5% na Ásia). No entanto, quase um quarto (24%) de todos os inquiridos sugeriram que o elevado capital necessário era o principal desafio para alcançar uma produção sustentável.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)