Carnaval em Segurança 2024: 104 detenções por crimes rodoviários
Polestar 4: Tecnologia e segurança ao seu serviço

Segurança e bem estar: 6 dicas antes de seguir viagem

By on 18 Maio, 2017

O tempo quente faz-se cada vez mais sentir e o verão já caminha perto. Por isso, a circulação na estrada tende a aumentar, seja por férias ou para aproveitar aquele belo dia de sol. Seja por conduzirmos com um maior volume de bagagem ou com uma grande família, aqui ficam algumas dicas que nos podem tornar as viagens bem mais agradáveis. Até podem parecer óbvias, mas às vezes é o mais evidente que fica para trás.

Preparativos de viagem, algumas notas:

1

1. Ao colocarmos as malas no veículo, certificarmo-nos de que não o sobrecarregamos, dado que o elevado peso pode prejudicar o seu comportamento em estrada. De evitar também a colocação de malas acima da linha dos assentos traseiros. Além de poder prejudicar a visibilidade, aumenta a possibilidade de quedas de artigos numa situação, por exemplo, de travagem de emergência.

3

2. Numa carrinha, usar uma rede entre o porta-bagagem e o interior do veículo para proteção contra a queda de objetos para a frente do veículo numa situação de travagem de emergência. Usar uma calha de tejadilho ou atrelado se o porta-malas estiver completamente cheio. Não colocar volume entre os passageiros no interior do veículo.

2

3. Ao rebocarmos uma caravana ou atrelado, garantirmos que este está colocado de forma segura. Fazer também inspeção das luzes, travões, pneus, engates e cordas de segurança na caravana ou atrelado para levar um reboque de forma segura.

4

4. Ao colocar as malas de viagem no automóvel não nos esquecermos de que os últimos objetos a entrar são os primeiros a sair. Manter os objetos que possamos vir a precisar durante a viagem à mão e num local fácil de alcançar. Levar comida suficiente, bebidas, medicamentos e entretenimento para as crianças e outros objetos essenciais de que se possa precisar até se chegar ao seu destino.

5

5. Ponderar a possibilidade de um furo nas férias, sempre um mau cenário. Se não tivermos pneus Run Flat é melhor pensarmos que opção é a mais adequada para o nosso automóvel (pneu sobresselente ou kit de pneus). Ter sempre à mão um número de assistência em viagem também pode ajudar.

7

6. Descansarmos devidamente antes de uma viagem, respeitando o nosso biorritmo e saindo a horas em que estamos mais acordados e ativos. É melhor começar a viagem cedo e a sair antes da hora de ponta. Isto ajudará a evitar engarrafamentos ou conduzir com temperaturas altas.

Fonte:  Goodyear

André Duarte

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)