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Sinistralidade Rodoviária em Portugal é má, mas tem vindo a melhorar…

By on 10 Setembro, 2021

Tendo em conta o que se vê diariamente nas nossas estradas, há um longo caminho a percorrer quanto à sinistralidade rodoviária, mas a verdade é que, devagarinho, as coisas têm melhorado.

Na apresentação do último relatório, o de 2020, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, destacou que “zero mortos na estrada é um objetivo muito ambicioso, mas é nessa meta que temos de nos fixar”.

É um valor utópico, mas apesar de Portugal continuar a ser um País em que se morre ou fica ferido, demais, na estrada, devido a acidentes, também se deve salientar que, com algumas exceções, todos os anos desde 2002, houve decréscimo de acidentes com vítimas, tendo sido o ano de 20212 o único que ficou abaixo dos 30.000 acidentes com vítimas, num ano.

Em 2002 existiram 42.219 acidentes com vítimas, em 2019, 35.704. Não referimos, propositadamente os 26.501 de 2020, porque foi um ano em que os portugueses passaram muito tempo ‘fechados’, pelos motivos que todos conhecemos, a pandemia.

Em quase 20 anos, este número deveria ter descido mais, mas que há muito trabalho a fazer, todos sabemos.

Em 2002, o número de acidentes com mortos ou feridos graves foi de 4966. Em 2019, 2403. Em 2020, 1975.

As vítimas mortais de acidentes foram 1469 em 2002, 474 em 2019, 390 em 2020. Portanto, nem tudo é mau, mas esta é uma análise muito superficial, pois podia-se escrever um livro, ou dois, na análise ao que tem sido a sinistralidade rodoviária em Portugal e respetiva prevenção.

Para se ter uma ideia, Portugal e analisando só o ano de 2019, teve 61 mortes na estrada por milhão de habitantes, o que está acima da média da UE.

O número de vítimas mortais diminuiu 8% nesse ano. A longo prazo, a situação melhorou significativamente com o número de mortes a diminuir em 33%, e a um ritmo mais rápido do que a média da UE. Como se vê, nem tudo é mau. Mas podia ser bem melhor…

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