ID.1: Pequeno elétrico da VW planeado para 2027
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Siva comprada pela Porsche Holding

By on 23 Outubro, 2019

• Aquisição da SIVA e da SOAUTO concluída com sucesso

• Porsche Holding Salzburg herda décadas de experiência da SIVA

• Integração de todos os 650 colaboradores da SIVA e da SOAUTO

A Porsche Holding Salzburg (PHS), a maior empresa de distribuição automóvel da Europa, adquiriu, no passado dia 15 de outubro, a Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA), assumindo assim a responsabilidade pelas marcas de automóveis ligeiros Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, ŠKODA, Bentley e Lamborghini para o mercado português.

Em simultâneo, também a SOAUTO, a empresa de retalho automóvel do importador, com 11 instalações em Lisboa e Porto, passou a fazer parte da PHS.

Na conferência de imprensa de hoje, nas instalações da SIVA na Azambuja, Hans Peter Schützinger, porta-voz da administração, fez referência às raízes da PHS, que começou há 70 anos como empresa familiar na Áustria, com a importação da Volkswagen. Com a abertura ao leste europeu, no início dos anos 90, abriram-se novas oportunidades para a PHS e a sua implantação gradual na Europa Central iniciou o seu crescimento internacional.

Desde 2011, a PHS é uma subsidiária da Volkswagen AG e, desde então, trouxe décadas de experiência na distribuição automóvel para as vendas mundiais do Grupo Volkswagen. Hans Peter Schützinger realçou: “Mantivemo-nos sempre muito práticos, com forte concentração nos nossos clientes. Neste aspeto, nada mudou ao longo de muitos anos de atividade.”

Enalteceu ainda a operação da SIVA como importador até ao presente e afirmou: “Estamos satisfeitos com esta nova missão em Portugal. Aqui, deparamo-nos com uma equipa sólida e competente, com a qual partilhamos o nosso know-how em distribuição internacional e unimos esforços para que a SIVA alcance novamente os êxitos de anos anteriores.”

Atualmente, a SIVA e a SOAUTO empregam 650 pessoas, tendo sido ambas integradas pela PHS, a qual irá beneficiar da experiência da equipa de gestão existente. Pedro de Almeida, membro da anterior administração da SIVA, em conjunto com Viktoria Kaufmann, conduzirão a empresa como Managing Directors.

Viktoria Kaufmann adquiriu experiência internacional em gestão da distribuição automóvel na PHS e, mais recentemente, trabalhou como Managing Director na Colômbia.

Pedro de Almeida realçou: “Este é um momento muito importante para o futuro da SIVA. Proporciona-nos agora a oportunidade de colocar a nossa organização comercial novamente na senda do progresso, com as melhores marcas, as melhores equipas e também com a melhor empresa de distribuição do setor automóvel.”

Viktoria Kaufmann acrescentou: “A força financeira da PHS dá-nos a oportunidade de iniciar um novo capítulo para a SIVA em Portugal. Queremos investir no futuro, no modelo de negócios atual, nos nossos parceiros de negócios, bem como em novas soluções de mobilidade. Para nós, o foco está na estratégia de crescimento económico, sustentável e de longo prazo para toda a organização.”

Rainer Schroll, Administrador Executivo responsável pelo retalho da PHS, deu ênfase à importância do setor de retalho e anunciou o investimento, nos próximos anos, de mais de 20 milhões de Euros no desenvolvimento e modernização do retalho, assim como na área de IT da SOAUTO e revelou: “Vamos construir novas e modernas instalações em Lisboa, que demonstram a seriedade com que encaramos este novo compromisso em Portugal.”

A responsabilidade como Managing Director pelo retalho da SOAUTO continuará a ser assumida por José Duarte, em conjunto com Mario De Martino, cuja experiência comercial também começou na PHS, tendo sido, mais recentemente, Diretor Financeiro no Chile.

A SIVA foi fundada em 1987 como importadora das marcas Volkswagen e Audi, a que se juntou em 1992 a ŠKODA e, mais tarde, a Bentley e a Lamborghini. No passado, vendeu mais de 30.000 veículos novos por ano, dos quais 5.000 através de concessionários da SOAUTO.

A Porsche Holding Salzburg, sediada em Salzburgo, é uma subsidiária da Volkswagen AG desde 1 de março de 2011, exercendo atividade na distribuição e no retalho automóvel, fornecendo serviços financeiros e desenvolvendo sistemas de IT. Foi fundada em 1949 e atualmente opera em 29 países, na Áustria, Europa Ocidental e Central, bem como na Colômbia, Chile, China, Malásia, Singapura, Brunei e Japão. Em 2018, vendeu 743 000 automóveis novos. Emprega atualmente 30 900 colaboradores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)