Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Škoda apresenta protótipo do Fabia Rally2 ao Museu Técnico Nacional de Praga

By on 9 Janeiro, 2023

De forma a assinalar 120 anos de conquistas em competição, a Škoda trouxe um Fabia Rally2 até ao Museu Técnico Nacional da cidade de Praga, que se junta a outros ícones da história da marca de Mladá Boleslav.

A Škoda Auto apresentou oficialmente um dos dois protótipos do Škoda Fabia RS Rally2 no Museu Técnico Nacional de Praga. O carro, que agora está em exposição, foi desenvolvido para pistas de asfalto. Como comemoração dos mais de 120 anos de conquistas da empresa de Mladá Boleslav no desporto automóvel, a mota L&K CCR também faz parte da exposição, que serviu de base para a entrada vitoriosa no Campeonato Dourdan de 1905. Os visitantes também podem ver o carro descapotável L&K RK/M que garantiu a vitória do famoso Count Alexander “Saša” Kolowrat há 110 anos.

Michael Oeljeklaus, Membro da Direção de Produção e Logística da Škoda Auto, salienta: “Há décadas que as versões motorizadas do Škoda Fabia se mantêm contra a competição nas pistas internacionais de rali com grande sucesso. Este facto é demonstrado de uma forma impressionante: A nossa empresa e a República Checa são conhecidas pela sua grande competência técnica, precisão de fabrico notável e máxima fiabilidade na indústria automóvel mundial. O atual Fabia RS Rally2 tem todos os pré-requisitos para continuar o sucesso do seu antecessor e dar forma à longa tradição de automobilismo da nossa marca nos anos vindouros. Estou muito contente por apresentarmos agora um de dois protótipos para a coleção de veículos do Museu Técnico Nacional, mantendo assim também a nossa parceria de longa data com esta instituição cultural especial”.

O Škoda Fabia Rally2 baseia-se no legado de um dos veículos de rali mais bem-sucedidos do mundo nos últimos anos. Para o seu último modelo, a Škoda Motorsport desenvolveu um novo motor, melhorou o comportamento dinâmico, o grupo motopropulsor e a eletrónica e aumentou ainda mais a segurança dos pilotos e copilotos. Testes exaustivos em asfalto, cascalho e gelo, sob várias condições meteorológicas resultaram num carro de rali que é o par ideal para as equipas na sua procura por vitórias e títulos.

Johannes Neft, Membro da Direção de Desenvolvimento Técnico da Škoda Auto, acrescenta: “O Škoda Fabia RS Rally2 foi produzido para trabalhar ao mais alto nível, mesmo em condições de funcionamento extremas. Os visitantes do MTN podem ver alguns dos seus elementos impressionantes, como a célula de proteção extremamente estável feita a partir de cerca de 36 metros de tubos de aço de alta resistência. As jantes de liga leve de 18 polegadas estão equipadas com discos de travão com refrigeração interna melhorada. Entre outros pontos de destaque incluem-se também a nova cinemática de chassis, a maior durabilidade dos componentes, a melhoria funcionalidade do diferencial e o aumento da eficácia da transmissão”.

O Fabia RS Rally2 é alimentado por um motor turbo de 1,6 litros e quatro cilindros. Tem como base no motor 2.0 TSI da família EA888 de motorizações a gasolina TSI, também encontrado sob o capot dos atuais modelos Škoda RS. A versão atual tem uma potência de aproximadamente 214 kW (291 cavalos). O seu binário máximo de 430 Nm é transmitido para as quatro rodas através de uma caixa de velocidades sequencial otimizada de cinco velocidades e pelos diferenciais. A carroçaria mais larga e a distância entre eixos mais longa melhoram a distribuição do peso.

Karel Ksandr, Diretor Geral do Museu Técnico Nacional de Praga, diz: “O Fabia RS Rally2 é mais um marco na longa e bem-sucedida cooperação entre o Museu Técnico Nacional e a Škoda Auto. Václav Klement, cofundador e visionário da empresa de Mladá Boleslav, estabeleceu as fundações da nossa coleção em 1935 ao doar as três primeiras motas. Entre elas estava a desportiva Laurin & Klement (Slavia) CCR, de dois cilindros, do qual derivou uma especial de corrida para Václav Vondřich, vencedor do campeonato do mundo não-oficial em Dourdan, França, em 1905. O íman da nossa exposição permanente é também o grande automóvel descapotável L&K RK/M, que ajudou Saša Kolowrat a conseguir muitos sucessos há 110 anos, ou o Škoda 130 RS, o carro desportivo checoslovaco mais bem-sucedido do período pós-guerra. Um carro que também é muito interessante, é o carro de fórmula Škoda F3 de 1966, que ultrapassou a velocidade de 200 km/h. Este modelo de competição, produzido com base nos componentes do Škoda 1000MB de série, foi um dos nossos carros desportivos de maior sucesso. Foi doado ao Museu Técnico Nacional pela Škoda no início dos anos 1970. O carro de fórmula Škoda F3 está atualmente guardado, mas os visitantes podem ver o recém-adquirido Škoda Fabia RS Rally2 em exibição na exposição”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)