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Skoda e a Sustentabilidade: Foco nas energias renováveis e nos materiais recicláveis

By on 3 Junho, 2023

Todas as marcas estão a olhar para a sustentabilidade de uma forma bem diferente do que faziam há alguns anos, e a Skoda não é exceção. Mas o que estão a fazer para, passo a passo, descarbonizar?

Para além de acelerar a sua transição para a mobilidade elétrica, a Škoda Auto está focada no reforço da sustentabilidade na produção de automóveis e nas suas cadeias de abastecimento. Isto inclui um compromisso de utilização de energia renovável nas suas instalações, um foco em materiais recicláveis e na reciclagem consistente de baterias de alta voltagem de veículos elétricos. O concept Vision 7S, no qual o BEV “Space” se baseia, estabeleceu o plano para a utilização de materiais nas futuras gerações de veículos.

A Škoda Auto coloca grande ênfase na sustentabilidade dos seus produtos e continuará a aumentar a utilização de materiais naturais e reciclados nos seus veículos. Ainda hoje, a produção dos painéis inferiores da carroçaria de um automóvel como o Škoda Enyaq iV envolve 13 quilos de plásticos reciclados. Estes provêm de antigas caixas de bateria e de para-choques. O concept Vision 7S dá uma visão muito concreta de como os materiais reciclados também podem ser utilizados no interior dos futuros automóveis.

Foco na totalidade da cadeia de abastecimento e utilização de energias renováveis

O foco da Škoda na sustentabilidade estende-se para além dos locais de produção da própria marca.

A empresa promove esta ideia ao longo de toda a cadeia de valor. Isto inclui a seleção de matérias-primas sustentáveis, bem como a alavancagem de métodos de produção sustentáveis nas unidades de fabrico dos fornecedores. A empresa aplica os princípios da economia circular sempre que possível.

No final desta década, a Škoda Auto estará a operar as suas três fábricas na República Checa com zero emissões líquidas de carbono e, por conseguinte, comprometeu-se a utilizar apenas eletricidade proveniente de fontes renováveis. A fábrica de Vrchlabí (para caixas de velocidades DSG) tem sido neutra em termos de CO2 desde 2020; as fábricas de Mladá Boleslav e Kvasiny seguir-se-ão em breve.

A percentagem de utilização de energias renováveis nas instalações na República Checa foi de cerca de 35% em 2022.

Em parceria com o fornecedor de serviços de energia ČEZ, a empresa vai investir numa das maiores instalações fotovoltaicas de cobertura da República Checa para a sua fábrica principal em Mladá Boleslav.

Quase 6.000 módulos solares de última geração fornecerão uma potência nominal de 2.300 kW, gerando mais de 2,2 GWh de eletricidade por ano. Na fábrica de Pune, na Índia, a Škoda encomendou recentemente um dos maiores sistemas de energia solar de cobertura do país na indústria automóvel.

Esta instalação de energia solar irá gerar um total de 26,6 GWh de eletricidade por ano, cobrindo até 30% do consumo total da fábrica. Ajudará a compensar as emissões de CO2 resultantes da produção de automóveis naquela unidade em 28% por ano.

A Škoda Auto utiliza cuidadosamente os recursos em toda a sua produção. O Grupo Škoda reduziu o seu impacto ambiental por automóvel, em média, em mais de 43% em comparação com 2010 – desde o consumo de energia e água, emissões de CO2 e produção de resíduos até às emissões COV. Outro grande exemplo: as baterias usadas em modelos iV da Škoda entram num segundo ciclo de vida em unidades de armazenamento de energia estacionárias para estações de carregamento.

Produção de baterias na fábrica principal em Mladá Boleslav

A Škoda Auto fabrica sistemas de baterias para veículos com base na Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen em Mladá Boleslav desde maio de 2022. No total, o fabricante de automóveis já produziu mais de 500.000 sistemas de baterias (para modelos BEV e PHEV) na sua fábrica principal. São componentes-chave para o sucesso da transição para a mobilidade elétrica. A Škoda Auto vai colocar em funcionamento outra linha de montagem MEB antes do final deste ano. Isto irá aumentar a capacidade total de produção dos sistemas de baterias MEB de 1.000 para até 1.500 unidades por dia. Estão instalados nos modelos Enyaq iV e são também utilizados em veículos Volkswagen, Audi e Cupra. Além disso, 800 baterias são produzidas diariamente na fábrica principal em Mladá Boleslav para os modelos PHEV.

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