Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Škoda está a testar um sistema capaz de identificar a proximidade de comboios

By on 14 Dezembro, 2022

Através da aplicação ‘Traffication’, a Škoda está a testar uma nova funcionalidade que consegue informar o condutor da proximidade de comboios nas passagens de nível.

É ainda um projeto-piloto, que está a ser testado pela marca na República Checa, mas que pode ser facilmente integrado na maioria dos modelos atuais da Škoda. Através de uma nova funcionalidade na sua aplicação “Traffication” que pode fazer parte do sistema multimédia de cada modelo, a marca está a estudar uma forma de informar o condutor da sua proximidade de comboios, reduzindo o risco de acidentes nas passagens de nível.

Segurança em primeiro lugar: A Škoda está continuamente a acrescentar soluções inteligentes em tempo real para aumentar a segurança rodoviária. Em colaboração com a empresa ferroviária checa Leo Express, a Škoda está a disponibilizar uma nova funcionalidade na sua aplicação de infotainment Traffication como parte de um projeto-piloto. Os clientes que já utilizam a aplicação já podem descarregar a atualização. Vai aparecer uma notificação de atualização no centro de notificações de infotainment. Da mesma forma, a in-car shop vai mostrar que há uma atualização disponível. A aplicação será instalada após ser confirmada pelo utilizador.

Sistema na Cloud: As localizações dos comboios em tempo real são regularmente transmitidas para a cloud, que depois comunica a informação a qualquer veículo da Škoda que utilize a aplicação de infotainment Traffication perto de uma passagem de nível com um comboio a aproximar-se. O aviso sobre o comboio que se aproxima é mostrado no visor central de infotainment juntamente com uma notificação acústica e um pop-up. A Škoda já está a trabalhar na integração de outras empresas ferroviárias em toda a Europa, enquanto estão em curso negociações com várias outras.

Download fácil: A Traffication está disponível para download na in-car shop e online na loja da Škoda Connect. Pode ser instalada em todos os modelos atuais da Škoda, com exceção do ENYAQ iV, desde que o veículo esteja com o último sistema da terceira geração da Matriz Modular de Infotainment. A aplicação funciona então automaticamente em segundo plano sem que o condutor tenha de a ligar. Mostra imediatamente avisos no visor central de infotainment sempre que os condutores se deparem com riscos no trânsito e nas suas imediações.

Mais do que comboios: estradas escorregadias e mau tempo: Para além dos novos avisos de aproximação de comboios, a aplicação já exibe outros tipos de avisos, quer dos fornecedores de informações de trânsito, quer diretamente dos carros da Škoda. A Traffication pode avisar os condutores de condições meteorológicas severas, más condições de estrada, ou acidentes que se avizinham. Além disso, a aplicação pode detetar um condutor na via errada a entrar numa autoestrada contra o fluxo de tráfego e avisar os outros condutores do potencial perigo. A má visibilidade pode ser identificada, por exemplo, pelos veículos da Škoda que ligam as luzes de nevoeiro, e esta informação é enviada para a cloud. Além disso, os condutores da Škoda podem comunicar manualmente à cloud os perigos no trânsito com um único clique, para avisar todos os outros condutores da Škoda que utilizem a aplicação Traffication. A aplicação está agora disponível em 32 países europeus e emite avisos em 23 línguas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)